Retiro Popular 2009

A Quaresma abre para o cristão um tempo favorável para a conversão pessoal, o exercício da caridade e a oração. Quem quiser empreender este caminho encontrará neste retiro as indicações para a estrada a ser percorrida. Aqui são oferecidas propostas de leituras bíblicas, orações diárias e gestos que podem contribuir para uma vida de maior comunhão.

1. O encontro com Jesus Cristo é a primeira etapa do Retiro Quaresmal, um fio condutor de todo o caminho de formação do discípulo de Cristo. A primeira semana da Quaresma nos abrirá as portas para recordar nossa experiência de batizados, renovar nossos compromissos de seguimento, renunciar ao pecado e colocarmo-nos à disposição para uma vida nova.

2. A conversão é nossa resposta, fruto da admiração diante do Senhor. Vamos percorrer juntos os espaços de nossa vida que precisam ainda ser iluminados pela luz de Cristo, durante a segunda semana da Quaresma.

3. O discipulado é o amadurecimento de quem ouviu Jesus, converteu-se e agora quer perseverar na vida cristã. Aprenderemos novamente a seguir Cristo de perto e sair do meio da multidão. Ele nos chama pelo nome, como o fez desde o nosso Batismo. A terceira parte de nosso retiro vai conduzir-nos a uma renovada fidelidade aos nossos compromissos cristãos.

4. A comunhão é a estrada do cristão que foi batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, como os primeiros cristãos, que eram um coração e uma só alma. O amor de Deus, que quer salvar a todos, é a fonte da vida em comunhão na Igreja.

5. A missão, última etapa do caminho quaresmal, abre nosso coração para todos, sem medo nem preconceitos, reconhecendo que todas as pessoas são candidatas à vida em Deus. Para fazer o Retiro Popular, nossa fonte é a Palavra de Deus. Rezar com a Bíblia é a melhor estrada. Você pode escolher um tempo mais longo para cada dia da Quaresma e dedicar-se à oração pessoal.
É o seu retiro! Depois, encontre pessoas que também fazem o retiro, para compartilhar os frutos dele. Tudo deve conduzir à Santa Missa Dominical, centro da vida cristã, cume e fonte de todos os esforços que fazemos nos exercícios quaresmais.

Busque também o Sacramento da Penitência durante a Quaresma. Quem puder, adquira o Documento de Aparecida, que é um roteiro excelente de formação para o tempo atual da Igreja. As práticas de piedade recomendadas pela Igreja, como o Rosário e a Via-Sacra, poderão ser utilizadas de acordo com as nossas propostas e os
textos indicados na Campanha da Fraternidade.
Enfim, o coroamento do retiro será sua participação na Semana Santa e nas celebrações pascais.

O Encontro com Jesus Cristo

1. Oração da manhã

O Retiro Popular começa com a oração da manhã, feita com devoção:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Eu vos adoro, meu Deus, e vos amo de todo o coração. Dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Humildemente vos agradeço todos os benefícios que me concedestes. Estou pronto para ajudar-vos na construção de uma humanidade mais feliz, na construção do vosso Reino de Amor e de Paz. Ofereço-vos todas as ações deste dia: fazei que sejam todas segundo a vossa santa vontade, para a vossa maior glória. Esteja sempre comigo a vossa graça e com toda a minha família. Defendei-me do pecado e de todo o mal. Amém.

Reze o Credo, o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai. Depois, de acordo com as indicações, leia os textos da Palavra de Deus que são proclamadas a cada dia na Santa Missa.

Dia 1°, primeiro domingo da Quaresma

Termine seu retiro do dia acompanhando as orações para a primeira semana e meditando as leituras abaixo indicadas

Leituras:
Gn 9, 8-15
Sl 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R/. cf. 10)
1Pd 3, 18-22
Mc 1, 12-15

Escolha uma frase para viver durante o dia. Nos Domingos da Quaresma, nossa proposta de retiro é que você participe da Liturgia Eucarística em sua paróquia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.