Páscoa! É sempre o Novo acontecendo!

Celebremos a Páscoa em família! Entremos no coração dos primeiros amigos de Jesus e tenhamos atitudes semelhantes às deles. Não dá para celebrarmos tão grande mistério e sair das celebrações como se nada tivesse acontecido. A Liturgia da Igreja atualizará em nossos corações a força do Ressuscitado.

Fico a imaginar os primeiros discípulos de Jesus, as pessoas que passaram por momentos tão profundos com Ele: Pedro, João, Zaqueu, Madalena, cegos, surdos, mudos, paralíticos… Depois de experiências tão fortes, viram-nO crucificado entre os condenados da época. No entanto, uma notícia nova correu de boca em boca… Ele não estava mais no sepulcro! Ressuscitou! Dá para imaginar o que se passou em cada coração? Todos aqueles que vivenciaram o olhar de amor e de cura do Mestre têm uma certeza em seus corações: Ele vive! Agora tudo se torna mais claro e evidente, as peças se encaixam, os mosaicos da vida de todos eles se completam. Cristo passou para a outra margem, onde nos espera, mas ao mesmo tempo está vivo entre nós! Pedro se recorda de que é pedra de sustentação de um grande edifício espiritual e se dedica incansavelmente à missão, oportuna e importunamente, anuncia seu Senhor!

João se lembra do pulsar do coração do seu Amigo e procura colocar o seu coração no ritmo do d’Ele! “Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade” (1 Jo 3,18), foi o que insistentemente ouviu e mais insistentemente ainda recorda à Igreja! Zaqueu, por sua vez, segue adiante. Depois de ter subido o mais alto que pôde para se deixar ver por Jesus, agora o tem para sempre no interior de sua casa, onde a salvação chegou! Madalena é, agora, simplesmente Maria, uma nova mulher. Proclama como, Apóstola dos Apóstolos, a notícia da ressurreição do verdadeiro Amor! Para ela, as trevas são como o dia, pois toda a noite da história se passou! Uma luz mais forte brilha para os que não enxergavam, uma Palavra nova toma conta dos ouvidos dos surdos e da boca dos mudos, o Caminho se plenifica para os paralíticos! É Ressurreição!

É a Páscoa do Senhor! Nós também, discípulos-missionários de hoje, nos deixamos tocar por essa alegre notícia. Aquele que nos tocou profundamente desde o nosso batismo, escolheu como casa, pela ação do Seu Espírito, o coração de todos nós! Com Pedro e os demais queremos anunciá-Lo, glorificá-Lo, adorá-Lo, por nossas ações e preces, por nossa vida e história! Feliz momento novo para você e para sua casa! Que o Ressuscitado esteja no seu coração de esposo, de esposa, de pai, de mãe, de filho, de filha, de irmão e de irmã! Seja Páscoa no seu lar!