Orações para a 2ª Semana do Retiro Popular

Salmo da Semana:

Reze todos os dias o Salmo 50 (51), como expressão de penitência e conversão de vida:
“Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado. Reconheço a minha iniqüidade e meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, só contra ti eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento.
Eis que na culpa fui gerado, no pecado minha mãe me concebeu. Mas tu queres a sinceridade do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com o hissopo e ficarei puro; lava-me e ficarei mais branco que a neve. Faze-me ouvir alegria e júbilo, exultem os ossos que tu quebraste. Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto. Não me rejeites da tua presença e não me prives do teu santo espírito.
Devolve-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso. Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores.
Livra-me do sangue, ó Deus, Deus meu salvador e minha língua celebrará tua justiça.
Senhor, abre meus lábios e minha boca proclame o teu louvor. Pois não te agrada o sacrifício e, se ofereço holocaustos, não os aceitas. Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado. No teu amor sê propício a Sião, reconstrói os muros de Jerusalém. Então vão te agradar os sacrifícios prescritos, o holocausto e a inteira oblação; então imolarão vítimas sobre o teu altar.”

Cristo é a nossa Paz
A segunda semana de nosso retiro quaresmal encontra nas propostas da Campanha da Fraternidade seu caminho de prática da caridade: “quando Caim matou Abel, Deus não permitiu que houvesse a vingança. Com isso, ele mostra que é impossível o mal ser derrotado a partir do mal… A lógica do amor é o único instrumento eficaz diante das ações violentas…
A superação da insegurança passa por novos relacionamentos entre as pessoas”.
Comece em casa! Na casa de seu coração e na sua família, trabalhe para superar a vingança, o revide, o pagar o mal com o mal. Depois, aproveite a semana para ser melhor em seu trabalho.

Contemplando a Cristo com os olhos de Maria
A oração do Rosário é a oração dos pequenos e simples. Valorize-a durante esta semana.

Oração da noite
Vinde, Espírito Santo. Com o Filho e com o Pai inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos. Tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes, para os outros inflamar.
A Deus Pai e a seu Filho, por vós, dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis. Dai-nos sempre firmes crer. Amém!
Senhor Jesus, eu vos amo e creio no vosso amor por mim. Venho agora a vós e vos convido a entrar no meu coração, a ser o Senhor da minha vida. Jesus, retirai toda resistência que ainda está no meu coração e que impede o acolhimento da vossa graça.
Senhor, eu quero rejeitar toda raiz de pecado que está no meu coração e que é obstáculo a vós.

Exame de consciência
Lavai-me no vosso Sangue e purificai-me. Renuncio hoje a todo pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança e negatividade, porque quero que vossa alegria se instale no meu coração. Vinde, Senhor Jesus, e tomai posse do meu coração. Eu vos acolho como Senhor, Libertador e Salvador da minha vida.
Vinde, Jesus, vinde reinar em mim, Senhor, vinde viver plenamente em mim. Pai amado, eu vos agradeço, porque no vosso amor infinito me destes o vosso Filho Jesus. A vós, meu Deus, todo louvor, honra e glória, agora e sempre. Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.