Rezem como casal

A força da oração presente no namoro

O casal que reza unido chega ao conhecimento da vontade de Deus, pois, se Jesus estiver presente em sua vida, tudo irá bem.

“Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5), disse Jesus.

Deixe que Ele entre na sua vida e no seu relacionamento. A oração fortalece a nossa vida e nos torna mais fortes para as batalhas.

A força da oração presente no namoro

Foto Ilustrativa: princessdlaf by GettyImages

A oração presente no relacionamento

Aqui está algo extremamente importante: aprendam a rezar juntos, separem um tempo para estarem juntos com Deus. A oração ajudará vocês a serem mais unidos e a discernir a própria vida.

Como é bonito quando um casal de namorados, além de rezarem juntos, rezam um pelo outro, e aprendem a ser instrumentos de Deus, pela oração, para a pessoa amada já no namoro.

Quantas vezes cheguei para a Fábia com o coração ferido, humilhado, e ela rezou por mim, apresentando minhas dores para Deus, e aquela oração me fortaleceu e me deu um ânimo novo. Da mesma forma, quantas vezes rezei por ela, pelas lutas e tribulações que ela enfrentava, e isso nos fez mais fortes e mais unidos.

Quantas inspirações nos vieram a partir dessas orações, dando-nos nova direção e sentido para nossa vida. Quantas curas Deus realizou em nossos corações!

Tudo pela graça da oração

De fato, “quem reza unido permanece unido”: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41).

A oração irá ajudar o casal a vencer as tentações da carne e as armadilhas do demônio, que existem e estão aí o tempo todo querendo dividi-lo, distraí-lo e impedir que o casal viva um namoro bom, puro, casto, lúcido, um namoro de verdade, que o leve a tomar decisões como pessoas livres e maduras, como quem sabe aonde quer chegar, e por isso tem uma meta, e não se perde nos descaminhos da vida. É a oração que nos dá o dom da fortaleza para tal propósito.

A oração, como diz São Tomás de Aquino, é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, reconhecendo-o como autor de todos os bens.

Sem oração ninguém conseguirá amar e perdoar, conhecer a vontade de Deus para sua vida.

Leia mais:
.: Aprenda a rezar o terço do amor com Alexandre e Juliana de Paula
.: A perfeita unidade do casal é cultivada pela oração
.: Como viver a santidade no casamento?
.: Confira alguns passos para manter a castidade no namoro 

Fortaleza

A oração fortaleceu a minha vida e a vida da Fábia em todo o nosso período de namoro, e fortalece agora em nossa vida de casados, ensinando-nos a dar tempo ao tempo, a buscar as coisas do alto, a Vontade de Deus para nossa vida. A oração nos ensina a valorizar o que é bom de fato, e a não perder tempo com aquilo que passa. A oração nos deu e nos dá força e coragem para enfrentar as tribulações próprias da vida de um casal, de uma família, sempre com esperança de que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, sem se desesperar.

Somos filhos de Deus, chamados a nos relacionar com nosso Pai do Céu, e o caminho para crescermos nessa intimidade é a oração.

Rezar o terço como casal

Rezem o terço, todos os dias, consagrem a vida de vocês a Nossa Senhora e a São José. Lembro-me de quantas vezes recorri a São José no período de namoro, pedindo a ele que intercedesse por mim para que Deus me desse a graça de viver a castidade, pois eu não queria pecar e ofender a Deus; ao contrário, queria ser fiel como ele foi, obedecendo a voz de Deus para ser feliz. E deu tudo certo. Hoje, colho os frutos dessa decisão e oração.

Alimentem a espiritualidade de vocês com a Palavra de  Deus, pois, como diz o Salmo 118, ela ilumina nossos passos, ela é viva, é Deus falando conosco.

Recorram aos sacramentos da Eucaristia e da confissão. Quantas graças Jesus nos deixou e quer nos dar através dos sacramentos! Não tenham preguiça ou medo de buscá-los, pois são vias de salvação.

Jesus está, realmente, presente na Eucaristia. Ele, como dizia Santo Agostinho, “é o alimento de cada dia, para nossa fraqueza de cada dia”. É pela Eucaristia, dizia São Tomás de Aquino, que Jesus destrói em nós as tentações do demônio. São as graças que Deus nos dá pelos sacramentos.

Assim, eu poderia escrever sobre cada sacramento testemunhando o que o Senhor realiza em nós quando os vivenciamos com fé. Jesus nos ama tanto, que quis estar bem próximo de nós pelos sacramentos, caminhando conosco, todos os dias, até o fim dos tempos.

Lembre-se: a unidade, a comunhão e o amor no relacionamento só serão possíveis com a graça e a presença de Deus.

Trecho extraído do livro “Namoro: em busca do verdadeiro amor”, de Leandro Gavioli