Não se prenda ao passado

“Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eu que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe.” (Is 43,18-19)

Você já percebeu o quanto somos inclinados a viver recordando as situações negativas do passado? Parece que a nossa mente traz inclinações para guardar o negativo.

No entanto, a Palavra de Deus nos convida a, justamente, nos exercitarmos a não mais querer viver do passado, a não mais nos prendermos às coisas antigas “Porque eis que vou fazer obra nova.”

Porém, para que essa obra nova surja é preciso que nos decidamos a nos desvencilhar das coisas antigas: atitudes, gestos, palavras, manias, conceitos, comportamentos, vícios, mentalidade, e de tantos outros modos de ser, os quais muitas vezes, nos são impostos pela sociedade e acabamos por adotá-los por respeito humano, para agradar aos demais.

A isso chamo de escravidão. É preciso dar um basta se queremos viver essa obra nova a que somos chamados.

Existem pessoas que, até hoje, não admitem a morte dos seus entes queridos e guardam, a portas fechadas, as roupas e os objetos deles. Isso é prender-se ao passado, viver recordando as coisas antigas, de modo que, vem a falta de perdão a Deus por ter levado o ente querido que tanto amavam; assim como, vem a tristeza, o sentimento de solidão e a depressão porque não aceitaram a morte. Tudo isso por estarem presas às coisas do passado e não conseguirem abrir os olhos para a obra nova que já surge.

Há pessoas também que passam a vida toda guardando em seu coração o rancor, a raiva e ressentimentos de situações da sua história, deixando de ver e tocar na obra nova que Deus quer fazer surgir

Se você está nessa mesma situação, de viver ainda hoje do passado, quero convidá-lo a deixar essa promessa germinar em seu coração: “Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe.”(Is 43,19)

Prove do poder dessa Palavra na sua vida, por mais deserta que ela esteja, não importa há quantos anos você possa estar vivendo preso e acorrentado às coisas do passado. Pois o nosso Deus é Salvador e tem poder de abrir uma via segura em sua alma.

Isso é amor, o mais puro amor que Deus quer derramar no seu coração!

Deus abençoe a linda experiência que, pelo seu ato de decisão, você poderá provar.

Com minhas orações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.