“E eu te peço, amoroso Jesus, que assim como Tu, graciosamente, me deste a beber com deleite as palavras do Teu conhecimento, assim também, misericordiosamente, me concedas alcançar, um dia, a Ti, a fonte de toda sabedoria, e aparecer para sempre diante da Tua face.”

Crédito: Domínio público
São Beda foi um grande intelectual e exemplo de virtude para aqueles que buscam inspiração na vida dos santos. Historiador e Doutor da Igreja, ele é autor de obras fundamentais para a documentação eclesial na Europa no século VIII. Dedicou toda a sua vida a Deus, e embora fosse digno de inúmeras recompensas humanas, buscava apenas a recompensa eterna. Ele terminou seus dias no lugar onde sempre rezava, após ter aguardado, por cerca de 60 anos, a maior de todas as recompensas: a vida eterna.
Amor à Sagrada Escritura
Foi um homem de profunda dedicação nos estudos e com um vasto conhecimento literário. Era devoto à integridade autoral; e em seus escritos ele anotava, escrupulosamente, as referências utilizadas. Alguém que tinha um vasto conhecimento literário e conhecia diversos autores afirmou sem dúvidas: “A Sagrada Escritura está acima de todos os outros livros, não apenas por sua autoridade, porque é Divina, ou por sua utilidade e porque conduz à vida eterna, mas também por sua antiguidade e sua forma literária.”
O grande homem de Deus
Não reconhecemos a grandeza de sua pessoa apenas por sua obra, que reúne não só conteúdos históricos, mas também profundas interpretações exegéticas e belos poemas que expressam o amor que ele tinha a Deus. Além disso, relatos de pessoas próximas testemunham o homem extraordinário que foi e como viveu constantemente amparado pela graça divina. Um exemplo disso pode ser visto no relato de Cuthbert, um de seus discípulos, sobre os últimos momentos de vida do santo:
“Posso declarar, com sinceridade, que nunca vi com meus olhos ou ouvi com meus ouvidos alguém retribuir graças tão incessantemente ao Deus vivo.” Mesmo no dia de sua morte (vigília da Ascensão, 735), o santo ainda estava ocupado ditando uma tradução do Evangelho de São João. À noite, o menino Wilbert, que a escrevia, disse-lhe: “Ainda há uma frase, caro mestre, que não está escrita”. E quando essa foi fornecida, e o menino lhe disse que estava terminada: “Tu disseste a verdade “, Beda respondeu: “Está terminada. Toma minha cabeça em tuas mãos, pois me deleita muito sentar-me em frente a qualquer lugar sagrado onde eu costumava orar, para que assim sentado eu possa invocar meu Pai.” E assim, no chão de sua cela, cantando “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo” e o resto, pacificamente, deu seu último suspiro.”
Exemplo de entrega
São Beda mostrou, com sua vida, como ser verdadeiramente agradável a Deus. Ele se dedicava não por temor, mas por profundo amor a Cristo. Foi considerado o homem mais erudito de seu tempo, mas nem por isso abandonou a humildade, pois tinha plena consciência de que todo o seu conhecimento e todas as suas obras eram frutos da graça de Deus, e reconhecia que essa graça era entregue a ele, para que ele recebesse a grande recompensa. Após uma vida entregue, primeiramente a Deus e, em seguida, aos estudos, justamente para melhor agradar-Lhe, sua jornada terminou ali, encostando a cabeça no lugar onde mantinha sua vida de oração. Foi ali que ele partiu para encontrar Cristo na eternidade.
Matheus Eleutério – estudante de jornalismo