Fé na providência

Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31)

Estamos nos aproximando do final do ano. A sensação que temos é que a cada ano que passa o tempo se torna mais veloz. Parece que o tempo vai “escapando” como a água que escorre pela nossa mão. Mas isso não passa de uma impressão. Pois, o tempo é sempre o mesmo! Se o tempo é sempre o mesmo, por que então esta sensação? Este questionamento nos leva à uma reflexão mais profunda. O caminho para a compreensão vai pelos valores e prioridades que temos. O dinamismo da vida e da agenda influenciam no modo de vivermos o tempo e realizarmos as atividades no decorrer do tempo. Sendo assim, é bom, à luz da fé, nos organizarmos da melhor maneira possível e vivermos cada instante, amparados pela graça de Deus e cheios de confiança na Providência Divina. Diante disto, é muito viável uma meditação, nesta época do ano, sobre a Providência Divina.

Como é linda a oração que rezamos: “Deus provê. Deus proverá. A Sua misericórdia não faltará”! A gente fica encantado, quando num momento de oração, o querido Padre Jonas, fundador da Comunidade Canção Nova, pede a bênção de Deus invocando a intercessão da Mãe, rezando: “Mãe da Divina Providência, providenciai”!

A Providência Divina é um dos elementos mais belos da nossa fé. Pois, ao confiarmos nela, depositamos a nossa vida nas mãos de Deus, entregando o nosso passado, presente e futuro para o Senhor. Ao manifestarmos a nossa fé na Providência, nós imitamos Jesus ao rezar: “Pai em Tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46) Ao testemunharmos que acreditamos profundamente que Deus provê, nós anunciamos que Deus está à frente de tudo que fazemos e que Ele é o Dono do nosso ser e da nossa história.

Não podemos, em hipótese alguma, confundir fé na Providência com displicência ou com os equívocos do fatalismo. Se faz necessário uma sincera renúncia do que popularmente falamos ou ouvimos: “vamos deixar como está para ver como é que fica”. Ou então: “vamos deitar na rede e esperar que Deus cuida”. Claro que Deus cuida de nós.

Mas, não podemos nos acomodar. Deus faz a parte Dele e nós fazemos a nossa. Este é o “casamento” perfeito para que os sonhos se concretizem e os projetos se realizem. Deus vai sempre providenciar o necessário para que as portas se abram. E nós vamos colaborar com a Providência fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Esta será sempre a atitude de um homem, de uma mulher que tem fé. Ou seja, de um lado depositar a sua total confiança no Senhor. E de outro lado, trabalhar incansavelmente, dia e noite, sem parar para que as coisas aconteçam. Precisamos esperar como se tudo dependesse de Deus. E precisamos agir, como se tudo dependesse de nós! A fé na Providência nos move, nos estimula, nos dinamiza e nos torna cada vez mais criativos em tudo!

Meditando com a Bíblia, nós encontramos muitos homens e mulheres que são verdadeiros baluartes e exemplos de quem confia na Providência e que ao mesmo tempo, “colocam a mão na massa” e “põem o pé na estrada”. Vamos aprender com eles e vamos imitá-los. E assim como deu certo na vida deles, dará certo em nossa vida também.

Abraão ouviu a voz do Senhor: “Sai da sua terra e vai” (Gênesis 12,1), e acreditou que Deus iria indicar o caminho e acompanhar o seu intinerário. E assim aconteceu. O profeta Elias fugiu da fúria do Rei Acab e confiou que Deus iria providenciar o necessário. E assim se fez! A viúva de Sarepta, além de muito pobre, ainda tinha seu filho doente. Ela acreditou na Palavra do Senhor proclamada pelo profeta. Seu filho ficou curado e eles nunca passaram fome (1 Rs 17,10-16).

Maria, mesmo com algumas perguntas, entendendo que era vontade de Deus, disse firmemente: “Faça-se em mim, segundo a Tua palavra” (Lucas 1, 38). A viúva que deposita as suas duas únicas moedas no cofre do Templo, confiou totalmente na Providência de Deus e recebeu um dos maiores elogios de Jesus: “Esta pobre viúva foi a que mais doou. Pois, deu tudo que tinha” (Mc 12, 38-44). Só é possível oferecer tudo, quando o nosso Tudo é Deus!

O próprio Jesus, na hora da dor fez um dramático e lindo Diálogo com Deus: “Pai se é possível afasta de mim este cálice. Mas, seja feita a Tua vontade” (Lucas 22,42). E na obediência à Vontade do Pai, o mundo foi redimido pelo Seu Sangue e resgatado para uma vida nova. A Divina Providência restaura tudo e nos torna novos.

Que nenhuma dificuldade barre os nossos sonhos. Que nenhuma dor, estanque os nossos projetos. Que nenhuma provação, grande ou pequena, permita que se abata sobre nós o desânimo ou o pessimismo. Mas, que as circunstâncias complexas nos amadureçam ainda mais, a ponto de nos entusiasmarmos frente aos obstáculos. Pois, com fé na Divina Providência, e com o nosso empenho sempre renovado, as nossas maiores dificuldades se transformarão nas nossas maiores conquistas!