Em que árvore você quer se agarrar?

Me lembro, de uma grande enchente na região de Santa Catarina, no final dos anos oitenta, quando uma mulher desesperada se lançou nas correntezas de uma corredeira formada por um braço de rio inundado. Ela nem precisava se lançar pois o barco do resgate já estava muito próximo.

Era esperar mais um pouco. Mas infelizmente ela se lançou em sua ansiedade.
Lógico que ela queria se salvar. Lógico que ela queria o melhor. Sabia até nadar.
Estava até achando que tinha todas as razões para se lançar logo na correnteza e que aguentaria nadar. Mesmo tendo sido instruida para esperar pelo salvamento ela tinha suas convicções e se achava cheia de razões.

Afinal de contas a vida era dela. Quando ela pulou foi imediatamente tragada pela força das águas. Mas restava uma chance. E como ela sabia nadar o militar responsável por aquele resgate pediu aos berros que ela se afastasse da direção das árvores e arbustos da beirada. Naquela situação parecia impossível que ela fosse escutar alguma coisa. Mas ela escutou. Se afastou das árvores e arbustos.

Porém em determinado momento, aí sim, tomada pelo maior dos desesperos e deixando bem claro seu arrependimento, ela se agarrou na primeira coisa que viu.
Sem nenhum discernimento, já estava longe demais do bote para ouvir os direcionamentos do resgate. Sozinha agarrou-se a uma árvore que tinha em seu tronco espinhos enormes e que dilaceraram sua carne.

Ela morreu cravada ali, não por causa da enchente. Mas por sua precipitação e auto suficiência desde o início e por sua terrível desobediência. No final agarrou-se na primeira coisa que viu, que encontrou. E que, de fato, não foi a solução.
E por que conto isso…

Só Jesus venceu a morte.
Ninguém, nenhum fundador de seita, ordem mística, religião, pensamento filosófico, ninguém ousou dizer que venceria a morte ressuscitando no terceiro dia.

Por isso que não podemos no desespero nos agarrarmos em qualquer árvore.
Faça uma fila imaginária de todos os deuses da antiguidade e da modernidade. Pergunte quem venceu a morte. Só Jesus dará o primeiro passo para se apresentar.
Este é um fato que deve causar em você a certeza de fé que esta Resurreição também é para você, para sua vida prática, para te dar forças nas suas reações diante dos problemas da vida.
Em que árvore você quer se agarrar?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.