Devoção

Padre Pio: um homem do altar e do confessionário

A Eucaristia e o confessionário: pilares do ministério do Padre Pio

Muito se fala de Padre Pio de Pietrelcina no que diz respeito aos seus milagres extraordinários, os dons de ciência e profecia, as chagas visíveis por oito anos em seu corpo, além dos relatos da ação de Deus através da sua entrega diária.

Algo excepcional é que Padre Pio jamais buscou chamar a atenção para si ou para os fenômenos extraordinários ao seu redor; pelo contrário, ele viveu a maior parte do seu ministério celebrando dois sacramentos em especial: o da Santíssima Eucaristia e o Sacramento da Confissão.

Crédito: Manfredonia/Domínio Público

Um homem do altar

Padre Pio, quando ainda criança, sempre teve amor e desejo de cultivar amizade com Jesus, e isso se manifestou concretamente por toda sua vida ministerial, onde, com muito zelo pela Eucaristia, ele vivia cada celebração eucarística de forma única e com uma entrega total, como se o tempo parasse quando ele iniciava a Santa Missa e retornasse tudo ao normal ao final da celebração quando dava a bênção.

Seus ensinamentos, sua postura, sua contemplação e adoração diante de Jesus eucarístico despertavam nos fiéis, mesmo aqueles que não tinham tanta devoção, um amor por esse mesmo Jesus anunciado e amado pelo Padre Pio.

Sua vida entre estigmas, chagas visíveis e invisíveis, perseguições do clero e enfermidades faziam com que ele, em vida, pudesse se unir às chagas do seu Amado Mestre e Senhor, Jesus Cristo.

Quem contempla a biografia de Padre Pio encontra alguém que buscou, diariamente, imitar Jesus em vida, suportando as dores e carregando a sua cruz como amor e fidelidade.

Um homem do confessionário

Um lugar que Padre Pio ofertou boa parte do seu ministério foi no confessionário.

Dedicava a maior parte do seu dia atendendo aos pecadores que buscavam a misericórdia de Deus, mesmo sem ter clareza dessa possibilidade; e ao encontrar-se com o Padre, recebiam não somente o perdão dos pecados, mas também encontravam-se concretamente com o caminho, verdade e a vida que se manifestava através das suas direções, exortações e, principalmente, uma firmeza repleta da paternidade que o mesmo aplicava sobre os filhos que Deus lhe confiava.

Leia mais:
.:Padre Pio: o Narrador da Divina Misericórdia
.:O segredo do Padre Pio
.:Padre Pio, o pai espiritual
.:Oração de Padre Pio

Encerro essa reflexão convidando você a, como o Padre Pio, amar Jesus todos os dias, adorando e comungando do seu corpo e sangue na Eucaristia, sem esquecer da busca pela santidade que passa pelo estado de graça, que é fruto da confissão e da luta diária, sempre buscando a unidade que vem da intimidade com Deus.

Padre Pio, rogai por nós!

Saulo Macena – Membro da Comunidade Canção Nova desde 2009. Morou por 6 anos na missão Canção Nova na França. Saulo é natural da cidade de Fortaleza (CE). Casado, ele é pai de uma filha. Graduando Teologia no centro universitário internacional (Uninter) com especialização em teologia da história e comunicação salesiana