7º DIA - NOVENA A SANTA TERESINHA

Santa Teresinha, a Santa das Rosas, intercedeu pelos meus estudos

Minha devoção a Santa Teresinha começou na adolescência. Encantei-a na imagem da “Santa das Rosas” estampada na capa de um livro. Fiquei curiosa e quis conhecê-la. Minha mãe, que sempre foi devota de Santa Teresinha, aproveitou-se do meu interesse para cultivar em mim a mesma devoção.

Não sei ao certo qual foi a primeira vez que fiz a Novena das Rosas, mas creio que tenha sido uma das vezes que precisei renovar minha bolsa de estudos do colégio. A renovação acontecia todo fim de ano, e eu me lembro de ter feito a novena pedindo essa graça por vários anos seguidos. Todo fim de ano, minha Novena das Rosas era dedicada ao mesmo pedido: que minha bolsa de estudos fosse renovada e eu pudesse continuar estudando no colégio onde estudava desde a 4ª série.

Em uma das vezes que fiz a novena, lembro-me de que ganhei de presente o valor da rematrícula junto com uma rosa. Nem preciso dizer que meu pedido foi atendido. Ela me ouviu todas as vezes! Permaneci como bolsista nesse colégio até terminar meus estudos, e sou grata a Teresa de Lisieux por isso.

Essa graça narrada é uma das que já recebi pela Novena das Rosas, a que mais me marcou. Era um pedido de menina, que, à primeira vista, não aparentava ser uma grande graça, mas era o que eu tinha de mais precioso naquele tempo. Teresinha não só dava importância ao meu pedido, como auxiliava para que ele fosse atendido por Deus.

Uma relação de amizade. Santa Teresinha é minha amiga do Céu

É lindo contemplar o auxílio do Céu por intercessão de Santa Teresinha. Creio que a devoção a ela, diga justamente isto: simplicidade, humildade e abandono em Deus, a começar pelas pequenas coisas. Hoje, tenho com Santa Teresinha uma relação de amizade, peço a ajuda dela em várias coisas, principalmente em decisões difíceis.

Mesmo quando não faço a novena, converso com ela em oração; converso com minha amiga do Céu e peço o seu auxílio. Ela sempre nos envia sua “chuva de rosas” e nos dá sinais de sua intercessão. E a graça que mais peço a ela é a de conseguir dar passos de santidade.

Gosto de uma frase da Novena das Rosas, que vem logo após a parte em que fazemos o pedido: “Se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma”. Essa frase me diz muito, de nada adianta termos todos nossos pedidos atendidos se não salvarmos a nossa alma.

Por isso, ao fazer a novena, pedimos a Deus uma graça por intercessão de Santa Teresinha, mas aceitamos a condição de só recebê-la se essa estiver em conformidade com a vontade d’Ele para nós. Ouso afirmar que a Novena das Rosas não só é uma poderosa oração, como também um exercício de santidade. Santa Teresinha nos ensina a “esperar tudo do bom Deus”.

Rebeca Maria Teles

7º dia da Novena a Santa Teresinha

comentários