Medite o 4º dia da novena para enfrentar a ansiedade e a depressão
O quarto dia da novena é dedicado ao combate do sentimento de ansiedade, que pode fazer parte de um quadro depressivo, podendo levar a quadros clínicos que mimetizam doenças físicas graves, como infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A ansiedade deve ser tratada por um profissional da saúde, de preferência um médico, para que, com ajuda de medicamentos, o paciente possa aliviar os sintomas. Ao mesmo tempo, é necessário passar por acompanhamento psicológico para uma melhor compreensão das causas da doença.
O acompanhamento espiritual é extremamente importante, para que se possa, efetivamente, entregar a Deus as preocupações e ansiedades.
Oração inicial:
Pai-Nosso
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
Ave-Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Glória ao Pai
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
4º dia da novena:
Medite com dr. Roque Savioli o quarto dia da novena para enfrentar a ansiedade e a depressão. A novena é um auxílio espiritual para enfrentar a doença, mas não dispensa tratamento médico.
Leia mais:
.: Os desafios de quem sofre com os sintomas da ansiedade
.: Depressão, um mal que atinge a todos
.: Confira outras novenas
.: Na vida, precisamos aprender a desapegar para a aliviar a alma
Sobre o autor:
Roque Marcos Savioli é formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos no ano de 1974. É especialista em Cardiologia e doutor em Ciências da Saúde – Área de Cardiologia – pela Faculdade de Medicina da USP – 1992.
Integra o Corpo Clínico do Instituto do Coração do HC-FMUSP desde 1977. Atualmente, lotado como Médico Supervisor da Divisão Clínica – Unidade de Cardiogeriatria.
É integrante da Sociedade Paulista e Brasileira de Cardiologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Albert Einstein.
Escritor de vários best sellers no Brasil e no exterior.
Membro da Academia Cristã de Letras e do Instituto de Geografia e História do Estado de São Paulo.
Apresentador do programa “Mais Saúde” na Rede Canção Nova de Rádio.