Dom Bosco, a lgreja e a devoção ao Papa
Oração a Dom Bosco
São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus.
Sê nosso guia no caminho de amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no Seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade.
Ajuda-nos a corresponder com generosidade à vocação que recebemos de Deus, para sermos, na vida cotidiana, construtores de comunhão, e, em comunhão com a Igreja inteira, colaborarmos com entusiasmo na edificação da civilização do amor.
Obtém-nos a graça da perseverança na vivência da vida cristã em grau elevado, segundo o espírito das bem-aventuranças; e faze com que, guiados por Maria Auxiliadora, possamos encontrar-nos um dia contigo na grande família do céu. Amém.
Sugestão de Leitura Bíblica: João 15,16-17 – “Não foram os discípulos que escolheram Jesus, mas foi ele que os escolheu. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês”.
Medite com Ana Lúcia:
Meditação
Em sua primeira viagem a Roma (1858), Dom Bosco expôs a Pio IX de que modo havia surgido a obra do Oratório festivo. Intuindo nela a presença de elementos sobrenaturais, o pontífice quis inteirar-se de tudo e recomendou ao santo que, voltando para Turim, escrevesse, circunstancialmente, os sonhos e tudo o mais. O escrito deveria conservar-se como patrimônio da Congregação, para estímulo e orientação de seus filhos. Não obstante, Dom Bosco deixou passar nove anos sem executar a recomendação. Quando, em 1867, voltou a visitar o Papa, este, recordando o que lhe dissera da primeira vez, quis saber se havia sido atendido. Dom Bosco respondeu que as muitas ocupações não lhe haviam permitido fazê-lo.
O Papa insistiu: Pois bem, se é assim, deixe de lado qualquer preocupação e escreva. Esta vez, não é apenas um conselho, mas uma ordem. Não pode compreender por inteiro o bem que disso derivará para seus filhos.
Pai Nosso…
Ave Maria…
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Oração do dia
Oh, Dom Bosco Santo, pelo amor filial que tiveste a Santa Igreja e ao Sumo Papa, a quem defendeste constantemente, alcançai-nos a graça de sermos fiéis discípulos de Jesus, empenhando-nos, como lgreja, na construção do Reino de Deus entre nós.
Confira também:
.: 4º dia da Novena a Dom Bosco
.: Dom Bosco: o santo que gastou sua vida por uma juventude santa
.: São José, o artesão do silêncio
.: Quem foi Dom Bosco?
Formação Canção Nova