Reconciliação

Por que precisamos de cura interior?

É necessário realizar a paz dentro de nosso interior

““Aceitar livremente obedecer e ser dócil é caminho para a maturidade: tornar-se adulto psicologicamente, sobretudo, adulto em Cristo” (monsenhor Jonas Abib).

A cura interior não só é importante como também necessária. Precisamos ser curados, Deus quer nos curar plenamente. Por meio dela, somos restaurados na nossa personalidade. Ela é a chave para a cura plena da pessoa. Cada dia é um dia de surpresas, que o Senhor nos reserva; podemos confiar e nos abrir, sem medo, à ação do Espírito Santo.

1600x1200-Por-que-precisamos-de-cura-interior

Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Como saber se eu preciso de cura interior? Onde eu preciso de cura interior? São questionamentos fundamentais que nós,– à luz do Espírito Santo, – precisamos nos fazer, buscando o discernimento e o diagnóstico. Se um médico é cuidadoso em fazer um diagnóstico ao seu paciente, quanto mais nós precisamos ter cuidado com o diagnóstico das nossas emoções e das pessoas. É preciso abrir-se ao Espírito Santo, agir em Nome de Jesus para o bem, porque o Senhor trabalha para o bem, para todos aqueles que O amam. Seguir o exemplo de Cristo, que passou pela terra fazendo o bem, libertando as pessoas do poder de satanás: é preciso concluir esse trabalho, é preciso ter fé e compaixão.

Leia mais:
.: Como lidar com os traumas do passado no presente
.: Encontrar motivos para seguir adiante em meio a dor
.: Conquistar a liberdade interior

Etapas para viver bem esse processo:

“É fundamental colocar em ordem nossa vida passada, pois toda ordem tem sua estrutura na cruz de Jesus”. A cruz é e será sempre a chave de leitura da nossa história de salvação. É necessário realizar a paz dentro de nosso interior. Em nossa história realizar constantemente a reconciliação com nós mesmos, com os outros e com Deus. Visitar o passado requer uma mudança, não olhamos para trás e o aceitamos. Para o homem espiritual todas as situações de sua vida lhe fazem perguntas: “Quem está comigo?” “O que Deus quis me falar?” “O que aprendi?” Como é possível reler nossa história de salvação e transformá-la num bem? Em Cristo, o Pai já realizou toda essa transformação. É necessário, pois:

1) Aceitação: Capacidade de recordar os fatos, pessoas. Jesus entra no profundo de cada um e o descobre, com amor. Ex.: Samaritana. Nenhum fato de minha história é um absurdo.

2) Reconciliação: Com a própria história, para eliminar toda negatividade. Acolher as realidades como presença misteriosa de Deus. “Quantas vezes devo perdoar?” Nem tanto a quantidade do perdão, mas a qualidade deste ato. Só se pode perdoar olhando para a cruz, para o Crucificado. Recordar, sob a memória credente de Jesus, me faz recordar sem dor, mas sob a luz do Espírito: ““Fazei isto em memória de mim””. Todo meu passado posso recordar sob a cruz, ela faz ativar a memória.

3) Transformação: Quando a pessoa intui a positividade das coisas, ainda que negativas. Nossa história deve ser escrita e revista como um memorial, nunca como um diário, mas celebrando: “Deus estava presente, neste, naquele momento…”. Fé histórica: encontro o Senhor em cada momento, em cada fase. No Juízo Final o Altíssimo nos perguntará: “”O que você fez com a minha presença na sua história?”” Encontrar o rosto do Senhor, Ele que se manifestou das mais diferentes maneiras.

Vera Lúcia Reis (Verinha)
Missionária da Comunidade Canção Nova


Vera Lúcia Reis

Missionária na Canção Nova, Vera Lúcia Reis está, atualmente, como responsável de missão em São José do Rio Preto (SP). Formada em Teologia, a missionária também possui pós-graduação em Gestão Eclesial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.