Reflexão

Quais são seus planos, sonhos e metas para o novo ano que começa?

Mais um ano se inicia! O que você vai fazer de diferente?

Ano novo, vida nova! Depois da virada de mais um ano, existe algo diferente no ar. Já diz o poeta: “Ainda bem que existem janeiros (…)“.

Na mídia, na rua, no trabalho é comum ouvir alguém dizer que: neste ano comprará uma casa; viajará para tal lugar, trocará de carro ou dizer que “este ano será tudo diferente!”. São sonhos e metas que se entrelaçam e dão um novo ânimo à vida.

Quais são seus planos, sonhos e metas para o novo ano que começa

Foto Ilustrativa: Andresr by Get Images

Qual é a diferença que separa o sonho da meta?

Algo interessante que descobri nesses dias é a diferença que separa um sonho de uma meta. Talvez, até hoje, você só tenha sonhado com o que gostaria de realizar na vida, mas nunca deu nem um passo concreto para realizar esse sonho, ou seja, está vivendo sem meta.

Segundo a psicóloga e escritora Danielle Tavares – “Meta é um alvo definido. Um ponto certo onde se quer chegar. E pode-se aplicar esse conceito nas diversas áreas da vida: família, profissão, estudo, relacionamento afetivo e social, economia, finanças pessoais etc.”.

Em clima de recomeço, considero importante avaliar nossos reais objetivos e reconhecer quais deles são metas. “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho já serve”.

Quando não buscamos, concretamente, o que queremos ou sonhamos, acabamos “atirando para todos os lados” sem acertar o alvo. Desse jeito pode-se chegar ao final sem ter o que comemorar e, isso, não é a vontade de Deus para nenhum dos seus filhos, inclusive você.

Leia mais:
.: Receita para um ano novo de paz
.: 12 atitudes positivas para o Ano Novo
.: Consagre o novo ano a Nossa Senhora
.: Mais um ano chega ao fim. O que você fez?

Que rumo tem dado para sua vida?

Pergunto-lhe: “Você sabe que rumo está dando para sua vida, com o trabalho que realiza agora?”. “Tem buscado no dia a dia o que realmente deseja alcançar?”. Se a resposta for negativa, provavelmente, você não esteja feliz e, é possível que a sua vida esteja sem sentido. Então, vem a pergunta: “E agora, o que fazer?”. Acredito que, neste e em todos os casos, devemos sempre lembrar de que nunca é tarde para recomeçar. Independentemente da idade ou da situação em que esteja, com a graça de Deus e força de vontade, tudo é possível.

Sonhar e querer algo é importante, porém, isso não basta quando se trata de realização. É hora de traçar metas e dar passos concretos.

Ouvi uma historinha há pouco tempo que me ajudou a entender a diferença entre meta e sonho, veja só: “Havia cinco macacos no galho de uma árvore: dois deles decidiram pular e pegar algumas bananas que estavam ali perto”. Então, vem a pergunta: “Quantos macacos permaneceram no galho?”. A resposta é simples: os cinco animais continuaram no galho. Sabe por quê? Porque decidiram pular, mas nenhum deles, de fato, pulou.

Comece o ano bem

Precisamos começar bem o ano para vivê-lo bem por inteiro. Definir as prioridades e dar passos para se chegar “no lugar” que se quer é um ótimo ponto de partida. Disso vem a transformação de vida: a partir das atitudes e preferências concretas do dia a dia. Claro que, isso não se consegue de uma hora para outra, pois empenho e perseverança são fundamentais. É, também, uma questão de escolha e disciplina pessoal.

O apóstolo Paulo, em uma de suas cartas, diz: “Nenhum atleta será coroado se não tiver lutado segundo as regras” ( II Timóteo 2 , 5). Que o Senhor nos ensine a buscarmos do jeito certo as metas que queremos alcançar neste ano novo e sempre.

Feliz Vida Nova para você!


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN.  De segunda a sexta-feira (exceto quinta-feira), está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 14h40 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora de livros publicados pela Editora Canção Nova.

 

 

comentários