No dia 2 de outubro, a Igreja celebra o dia dos Anjos da Guarda, celebrada desde o século XVI, data fixada pelo Papa Clemente X. O Papa Francisco define os anjos como “companheiros de caminhada” que nos defendem do maligno. Pois bem, precisamos viver essa verdade e nos aproximar dos nossos anjos.
Rezando com fé: o poder da oração ao Santo Anjo
Todos nós já rezamos ou, pelo menos, já ouvimos falar dessa oração: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém”.
Vejam: quando rezamos “se a ti me confiou a piedade divina”, observamos que os nossos companheiros de caminhada são enviados por Deus para nos proteger do mal.
No livro do êxodo, o autor sagrado narra uma fala de Deus a Moisés: “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome” (Êxodo 23,20-23).
Nossas famílias estão vivendo uma luta constante contra o mal, que tem nos assolado e buscado nos destruir, porém Deus nos deu um anjo que vá a nossa frente, à frente dos nossos filhos, à frente do nosso matrimônio, da nossa família; enfim, à frente da nossa vida.
Uma promessa de Deus para a nossa proteção
É interessante observarmos que os anjos são enviados para nos guardar e conduzir ao lugar que Deus nos preparou! Reflitamos: Quais os lugares que você tem frequentado? Em quais caminhos você tem caminhado com sua família? E vossos filhos?
Aqui em casa, temos três crianças, de 13, 11 e 4 anos. Desafiador educá-los e protegê-los em uma grande cidade. Desafios que eu e você temos que enfrentar em busca da santificação da nossa família.
Leia mais:
.: A importância da consagração aos nossos Anjos da Guarda
.: Quem é o meu Anjo da Guarda e como ele me protege?
.: Consagração ao Anjo da Guarda
.: Aprenda o que o seu Anjo da Guarda faz por você
Sempre que saímos de casa, rezamos juntos a oração do Santo Anjo, porque precisamos acreditar e pedir sua proteção, pois foi uma promessa do próprio Pai para nós. Essa oração precisa brotar de um desejo interior de que nossos filhos estejam protegidos na escola, na rua, em momentos longe de nós, mas com a certeza de que o Anjo da Guarda com eles está.
Preciso saber qual o nome do meu Anjo da Guarda? A Santa Igreja nos revela somente o nome dos três Arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel! Portanto, o importante é termos uma devoção forte e viva com o nosso Anjo da Guarda.
Arcanjos: intercessores poderosos na jornada espiritual
São Gabriel é o anunciador das mais profundas revelações de Deus, desde o Antigo ao Novo Testamento, onde destaco, de forma especial, o anúncio a Virgem Maria, quando Gabriel proclama a maior notícia de todos os tempos para nós, seres humanos, a encarnação e o nascimento do Filho de Deus em nosso meio.
Qual a grande notícia ou revelação que você necessita nesse momento?
São Rafael: o anjo da cura e da providência divina
São Rafael é considerado o portador da Cura de Deus, e também é reconhecido como o chefe dos Anjos da Guarda, padroeiro dos viajantes, anjo da providência, que zela pela humanidade. Algo interessante também de se notar é que Rafael é o único anjo que convive algum tempo com os homens.
Qual a cura física ou espiritual que você necessita hoje?
São Miguel Arcanjo: o guerreiro celestial que nos defende
São Miguel talvez seja o mais invocado por nós católicos. A tradição o vê também como guardião dos agonizantes, aquele que leva as almas ao Trono de Deus para o julgamento, invocado como nosso advogado na vida e na hora da morte (cf. Jd 1, 9).
Qual combate você precisa vencer hoje? Peça, São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!
Encerro recordando as palavras do Salmista: “O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os salva” (Sl 33,8). Tenhamos a firme certeza de que nosso anjo da guarda estará conosco quando chegarmos triunfantes a Jerusalém Celeste.
Deus te abençoe !
Marone Avelino dos Santos
Missionário de 2º Elo da Comunidade Canção Nova, casado, pai de três crianças, formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão estratégica de Produtos Fonanceiros.