Como assim? Como a misericórdia pode nos levantar? Você pode compreender melhor esta insistência de Jesus ao observar o que aconteceu com o apóstolo Pedro. Ele como eu e como você era uma pessoa fraca. Quando foi preciso que ele desse testemunho de que conhecia Jesus, de que era discípulo do Senhor, o que aconteceu? O apóstolo O negou e não apenas uma, mas, três vezes.
O grande apóstolo sentiu uma profunda tristeza por agir assim, pois, não era a maneira como gostaria de ter agido. Então Pedro chorou amargamente (Lc 22,62). A tristeza por ter traído o Messias deve ter sido muito grande, pois ele resolve voltar à antiga vida de pescador. É o que nos narra o Evangelho de São João, no capítulo 21. Ele está pescando quando o Senhor vai ao encontro dele.
Cristo sempre vem ao nosso encontro quando não temos forças para nos levantar: Jesus apareceu aos seus discípulos, na beira do lago da Galiléia (Jo 21,1).
E o que foi fazer Jesus? Foi levantar Pedro, pois por três vezes se dirigiu a ele: Pedro, tu me amas? Estranha a pergunta de Jesus a Pedro, não parece? Imagine, se você depois de uma queda ouve essa pergunta? Não há nada de estranho na pergunta, porque Jesus sabia que, no fundinho do coração, Pedro não queria negá-Lo. Assim como sabe que você, no fundo do coração, muitas vezes não quer pecar, mas não tendo forças em si mesmo acaba por cair. Não foi à toa que Jesus disse em João 15,5: Porque sem mim vocês não podem fazer nada.
Pedro, tu me amas? Jesus perguntou isso, pois, sabia que só o amor pode levantar uma pessoa que se encontra caída, só o amor pode dar a força a alguém para se levantar e continuar a seguir adiante. Foi este amor de Jesus que fez Pedro se levantar e continuar a caminhar confirmando-o no seu ministério: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,18).
Você já caiu alguma vez? Já negou a Jesus Cristo com seus atos, palavras e omissões alguma vez? Estas palavras de Jesus Misericordioso são dirigidas a você: Que a alma fraca, pecadora, não tenha medo de se aproximar de Mim, pois, mesmo que os seus pecados fossem mais numerosos que os grãos de areia, ainda assim seriam submersos no abismo da Minha misericórdia (Diário de Santa Faustina, n. 1059)
Hoje, Jesus quer levantar você. Você quer ser levantado por Ele?