Saia da inércia

A medida que você busca o conhecer a sua história de vida e analisá-la percebe que é necessário agora buscar mudança. Esta mudança requer de você uma postura madura de não buscar culpados ou favorecidos ao longo da sua vida.

É hora de romper com uma atitude de vítima e romper com os disfarces da agitação, da rebeldia, da timidez. É hora de ser ousado primeiramente consigo, assumindo que você pode se responsabilizar pela sua vida e não ficar esperando as mudanças dos outros. Não é momento de ficar novamente esperando ser feliz porque só os outros te fazem feliz.

É hora de ter coragem. Ter ousadia de olhar para o que em você precisa ser modificado. Sabendo que em todas as mudanças corremos riscos de errar, temos maior ansiedade. Mas após todo esse investimento você poderá alinhar sua vida. Será uma caminhada de autodesenvolvimento permanente. É preciso que você se comprometa com a mudança.

É o momento de ser criativo, planejar estratégias. Mas lembre-se não existe mudança que aconteça de forma mágica ou rápida. O processo de mudança, como diz Pe. Jonas Abib, exige: sangue, suor e lágrimas. Você quando vai fazer uma atividade física sabe que ela precisa ser contínua, com disciplina e o efeito muscular no início é só dor, quando você pensa em ir vem a preguiça, mas você sabe que após um tempo de investimento na atividade física você irá sentir-se mais disposto, saudável, com algumas medidas diferentes.

Você irá receber algumas visitas insistentes: problemas, poucos recursos, dúvidas, críticas, cobranças, comentários do tipo “não estou te reconhecendo”. Tudo isso precisa ser visto como um adubo que não é agradável ao olfato, mas que contém os nutrientes necessários para o preparo da terra e desenvolvimento da planta.

Você precisa desenvolver uma flexibilidade para ouvir pessoas que antes você antes não ouvia, precisa questionar suas verdades, redefinir sua leitura, é necessário disciplinar o sono, alimentação, ter horários para estudar, navegar na Internet, amigos, higiene, atividade física. É necessário planejar a sua vida.

Para ser feliz não adianta olhar o passado, o presente e o objetivo de vida dos outros. É importante olhar corajosamente para o seu objetivo. Quando você souber seu objetivo tenha a consciência que você precisa assumir todo o caminho que virá pela frente, com realismo e nunca se esqueça que o seu objetivo só vai te fazer feliz se o ele for digno, correto, solidário e que envolva a felicidade de todos da sua família. Ninguém é feliz sozinho. E, por isso, o seu primeiro ponto de revisão deverá ser a convivência com os que lhe são mais próximos. Eles talvez conheçam você melhor do que você mesmo.

Você saiu da Inércia, olhou sua vida de forma diferente. Lembre-se mudar não é fácil, mas sei que você gosta de desafios, é inteligente, criativo e tem muitos que te amam perto de você para te ajudar.

Pedir ajuda é o segundo passo. Só pede ajuda quem descobriu que não pode ser “expert” em todas as áreas da vida. Se você ainda acha que sabe tudo é momento de rever se o seu universo de conhecimento não está minimizado.

Não busque agora saber quais os outros passos. O caminho se faz caminhando. Você irá traçar um belo plano de vôo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.