O essencial e o transitório

Para nós, cristãos, o seguimento de Jesus Cristo e a busca pelo Reino de Deus é a essência da nossa vida e o fundamento da nossa caminhada. Ao menos é o que deveria ser… Quando Jesus, em diversas passagens do Evangelho, compara o Reino de Deus ao tesouro escondido(Mt 13,44), à pérola preciosa (Mt 13,45), deseja ensinar os seus discípulos e a nós hoje a respeito do que deve ser considerado fundamento, essência para a nossa vida.

Na vida humana existem coisas que são essência e coisas que são secundárias. O valor que damos a cada uma delas é que vai mostrar-nos o que para nós é essencial ou secundário. Se para mim o dinheiro é essencial, vou dedicar grande parte do meu tempo a ganhá-lo ou guardá-lo…se for o trabalho, meu tempo será quase que inteiramente levado para isso…se for minha família, quase nada mais terá valor…

Essas são coisas importantes, é verdade, mas nenhum valor torna-se absoluto diante do valor de Deus e do seu Reino. Quando algo ou alguém toma o lugar de Deus na nossa vida, caímos na pior forma de idolatria e isso nos leva à escravidão.

O cultivo dos valores do Reino de Deus permite que todas as realidades em que estamos inseridos (nossa família, nosso trabalho, nossos bens, nosso lazer) sejam batizadas com a presença do Senhor. Quando as coisas tomam seus lugares (Deus toma o lugar de Deus e os demais valores os seus devidos lugares…), tudo se torna santificado com a presença do Senhor, pois quando Ele está presente, nossa vida familiar, profissional, nossos bens e nosso lazer vão sendo transformados por Ele.

Ser cristão apenas quando se tem vontade ou quando sobra tempo não é ser cristão!

Ser cristão apenas durante a Missa Dominical, vivendo como pagão nos demais dias da semana é trair nossa vocação batismal! Deixemos-nos transformar pela presença do Senhor e veremos milagres de amor acontecendo em nossas vidas, em nossas famílias, em nosso ambiente de trabalho ou estudo!

Quando percebermos que a Essência de nossa vida é o Reino de Deus, perceberemos que nossa vida poderá melhorar em qualidade e seremos menos preocupados e estressados. Pois poderemos dizer como Santa Teresa de Ávila: Nada te perturbe…tudo passa…a paciência, tudo alcança… Não é uma maravilha viver assim?

Este, portanto, é o convite de Jesus hoje: busque o essencial, com determinação.

Tendo o essencial, do transitório, Deus cuida. Esta é a receita da felicidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.