A santidade se prova na vida do dia-a-dia, no trabalho em favor dos irmãos, como fruto da união com Deus.
Depois de dizer essas palavras, o Santo Padre, olhando para o nosso sofrido país, chegou à conclusão que o remédio que precisamos para todos os nossos males, é a santidade de cada brasileiro. Com essas palavras ele diagnosticou certeiramente a razão mais profunda das nossas mazelas: o pecado!
Foi como se nos dissesse: a causa profunda da perversa concentração de renda nas mãos de poucos e da miséria de tantos, é o pecado da ganância e do egoísmo; a causa triste de tanta violência, crimes, seqüestros e barbaridades, é o pecado da ruptura com Deus e com os irmãos; a causa cruel de tanta criança abandonada, de tanta corrupção, de tanto tráfico de influência, é o pecado que reside nos vossos corações, em forma de inveja, luxúria, ódio, gula, comodismo, soberba, etc .
Voando pelos ares do nosso país, pôde, sem dúvida, concluir que o mau cheiro brotava do coração dos homens.
Mais uma vez vos digo: O Brasil precisa de Santos, muitos Santos !
Vejo nessas palavras do Sumo Pontífice, qual bendito mensageiro do Senhor em nossa terra, uma advertência muito séria de que somente com uma profunda mudança nos corações dos homens e das mulheres de nosso país, poderemos encontrar o caminho do desenvolvimento e da paz. A lição é clara: a razão profunda dos problemas está no coração doente do homem, muito mais do que nas estruturas. É urgente que Deus venha aos nossos corações para que possa vir a toda a nação sofredora. O salmista já nos ensinava que:
Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.