Namorar é uma arte

Viver bem o namoro é uma arte! Encarar as dificuldades próprias de um relacionamento afetivo amadurece o indivíduo e o relacionamento.

Quando afirmo que namorar é uma arte, é porque no processo de encontro com o outro, eu me encontro também com minhas limitações. O outro servirá de espelho para mim, pois não é possível em uma relação afetiva muito próxima ficar se escondendo.
Alguns conseguem, no relacionamento, olhar para o espelho de frente e ao se verem refletidos analisam o que ainda precisa ser melhorado, valorizam o que têm de melhor e buscam nesse processo de contato o seu crescimento.

Quando o parceiro(a) também é capaz de buscar sua autopercepção e modificações necessárias; eles juntos viverão um constante processo de crescimento e adaptação às mudanças. Um(a) namorado(a) não pode e nem deve esperar que depois de um ano de relacionamento o outro esteja da mesma forma. O amor envolvido no processo da relação afetiva do namoro deverá ser um propulsor da mudança do outro e do auto-investimento na busca de uma vida madura.

Assim como os pais se desgastam com a total doação ao filho, buscando levá-lo a um crescimento constante e esquecendo-se de si; o namorado(a) deverá entender que namorar é uma arte de autoconhecimento, de doação, de educar-se e com seu exemplo educar o outro.

Os obstáculos naturais do namoro podem e devem gerar um amor maduro. Os pais maduros sabem que amar é também colocar limites. O processo educativo presente no namoro se concretiza com valores éticos e morais e com a verdade. A verdade no namoro é essencial. Você precisa conhecer a verdade, tornar-se ativo e manifestar-se para juntos amadurecerem. Você precisa conhecer profundamente ao outro e dar-se a conhecer.

Namorar exige senso de responsabilidade que se manifesta por contínua dedicação e seriedade com a família, amigos, estudo, profissão e retidão moral. Para ser um bom namorado(a), para ser bom na arte de namorar é necessário uma relação interpessoal autêntica. Você precisa ser exemplo. Só o exemplo com amor é força de atração excepcional.

A arte de namorar não pode ser improvisada. Os prejuízos seriam irreparáveis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.