Hierarquia dos Anjos

Alguns Santos Papas da Igreja distinguiram três grupos divididos em três hierarquias e cada hierarquia em três coros:

Serafins, os Querubins e os Tronos

As Dominações, as Virtudes e as Potestades

Os Principados, os Arcanjos e os Anjos

A distinção dos anjos em nove coros, agrupados em três hierarquias diferentes, mesmo que não conste explicitamente na Revelação, é de crença geral.

Essa distinção é feita em relação a Deus, na condução geral do mundo, ou na condução particular dos Estados, das companhias e das pessoas.

Os três coros da primeira hierarquia, glorificam a Deus, como diz a Sagrada Escritura:

“Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono… Os Serafins estavam por sobre o trono… clamavam um ao outro e diziam: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos”.” (Is. 6, 1-3)
“O Senhor reina… está sentado sobre querubins.” (Sl. 98, 1)

Os três coros inferiores aos acima enunciados, estão relacionados com a conduta geral do universo. E os três últimos Coros dizem respeito à conduta particular dos Países, das instituições e das pessoas.

Os 9 Coros Angélicos, agrupados em três hierarquias

Serafins – do grego “séraph”, abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e é seu privilégio estarem unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade.

Querubins – do hebraico “chérub”, que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como “plenitude de sabedoria e ciência”. Assistem também ante o trono de Deus e é seu privilégio verem a verdade de um modo superior a todos os outros Anjos que estão abaixo deles.

Tronos – algumas vezes são chamados “Sedes Dei, (Sejas de Deus). Também assistem ante o trono de Deus e é sua missão assistir aos Anjos inferiores na proporção necessária.

Dominações – são assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios.

Potestades – ou “condutores da ordem sagrada”, executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da Igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários.

Virtudes – cujo nome significa “força”, são encarregados de eliminar os obstáculos que se opõem ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina Providência.

Principados – como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias e as dioceses; são assim denominados pelo motivo de que sua ação é mais extensa e universal.

Arcanjos – São enviados por Deus em missões de maior importância junto aos homens.

Anjos – Os que têm a guarda de cada pessoa em particular, para desviá-la do mal e encaminhá-la ao bem, defendê-la contra seus inimigos visíveis e invisíveis e conduzí-la ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual, corporal e a cada instante, enviam as luzes, forças e graças que necessitam.

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