1.O retiro é proposto como um tempo de oração, feito durante a Quaresma, com simplicidade e atenção, se possível com meia hora dedicada a esta atividade. Uma vez por semana, é bom partilhar com outras pessoas, para pôr e comum o que Deus vai realizando em sua alma.
2.Oração inicial:
– Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
– Enviai, Senhor, o vosso e Espírito e tudo será criado.
– E renovareis a face da terra.
Oremos: É Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
3.Para viver o ritmo do Retiro popular, você pode retomar a cada dia a introdução a cada semana, prestando atenção à prática proposta, que indica o rumo de mudança de vida que queremos assumir juntos.
4.’É necessário que a escuta da Palavra se torne um encontro vital, segundo a antiga e sempre válida tradição da leitura orante (lectio divina): esta permite ler o texto bíblico como palavra viva que interpela, orienta, plasma a existência’ (Novo Millenio Ineunte 39). É esta a proposta que lhe apresentamos no Retiro Popular. Aproveite as diversas etapas da oração!
5.Após a oração ao Espírito Santo, dê o primeiro passo do retiro popular: leia com atenção o texto da Palavra de Deus indicado para cada dia, procurando também outros textos semelhantes da Bíblia que ajudem a compreendê-lo.
6.O segundo momento é a meditação. Para fazê-lo, estabeleça o tempo que quer dedicar para visitar o Senhor com alegria, respeito e adoração.
7.Depois vem a oração, reconhecimento da presença divina.
8.Após a oração, ou levando-a a seu ponto mais alto, você é chamado a contemplar. É uma oração de olhar simples, oração de silêncio e de repouso, diante da simples presença de Deus, oração do coração, oração de pura fé, oração de recolhimento.
9.Amar! Aqui o Retiro conduz de novo à vida diária. Não é possível fazer o Retiro sem a disposição para uma vida nova, a coragem para vencer o desânimo, o reconhecimento de que aquele que encontramos na oração nos dá o seu novo mandamento de amar-nos uns aos outros como ele nos amou.
10. Ao final de seu tempo diário de Retiro, agradeça a Deus e confie à proteção da Virgem Maria sua vida e sua família.