pensamentos

Esteja em sintonia com a mente de Cristo

‘É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (…) Pois nós temos o pensamento de Cristo.’ (1Cor 2, 9.16)

Ao prometer derramar seu Espírito Santo sobre os discípulos no dia de Pentecostes, Jesus afirmou que uma de Suas tarefas seria dar ‘força’ ou ‘poder e autoridade’ (At 1, 8) àqueles que seriam Suas testemunhas. Receberiam então um espírito de decisão e de vigor, de equilíbrio e de visão espiritual, para estar capacitados a manifestar a glória de Deus.

Deus, também hoje, deseja manifestar sua glória em nossas vidas, em nossas casas e famílias, em nossos projetos e empreendimentos! Quer que sejamos testemunhas de Sua presença amorosa junto a nós. Para isso Ele deseja que Seu poderoso Espírito venha nos fortalecer, revigorar e equilibrar. Para sermos usados por Deus em Seus planos, precisamos aprender a colocar nossa vida interior sob o controle do Espírito Santo.

Esteja em sintonia com a mente de Cristo

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Preencher a mente com os pensamentos de Cristo

O Senhor deseja que tenhamos mentes e corações libertos para pensar e agir à altura da Sua Palavra e daquilo que Ele mesmo quer realizar em nossas vidas. Mentes aprisionadas por pensamentos de derrota e de morte; mentes pressionadas pelo esgotamento e pelo desânimo; mentes passivas, incapazes de ser criativas e empreendedoras, podem e devem ser libertadas pelo poder do Espírito Santo. Precisamos aprender a estar em sintonia com a mente de Cristo, precisamos aprender a moldar nosso pensar nos pensamentos de Cristo, pois afinal, diz a Palavra que:

NÓS TEMOS O PENSAMENTO DE CRISTO (1Cor 2, 16)

A tarefa do Espírito Santo, neste caso, é abrir nossa mente e preenchê-la com os pensamentos da mente de Cristo. Sua tarefa, em parceria conosco, é fecundar nossa mente, alimentá-la com pensamentos e imagens que sejam segundo os planos e a vontade de Deus. Já temos a mente de Cristo em nós, segundo diz a Palavra, porque o Espírito Santo, que conhece as riquezas da sabedoria de Cristo, reside em nós e partilha com nosso espírito humano tudo aquilo que recebe de Cristo. Por isso você pode dizer:

‘Eu tenho a mente de Cristo em mim! O Espírito de Deus, que conhece todas as riquezas de Deus, mora em mim e revela ao meu interior a sabedoria e os pensamentos de Cristo. Em nome de Jesus, submeto minha mente ao Espírito de Cristo. Em nome de Jesus, ordeno a todo pensamento confuso, a todo raciocínio mentiroso, a todo esgotamento mental, que seja desvendado agora e seja vencido pela paz e pela retidão dos pensamentos de Cristo, que pelo Espírito Santo, já estão à minha disposição. Aleluia!’

Leia mais:
.:Promessas de uma vida de oração para 2021
.:O Rosário alcança graças de conversão e santificação
.:Aprenda a ser uma mãe eucarística e adoradora
.:O que o dom da fortaleza faz na vida de uma mulher?

Palavra de Deus

Deus não criou nossa mente para que ela fosse alimentada pelo tentador e suas mentiras. Por isso Ele deseja que aprendamos a ativar nossa mente, substituindo pensamentos e imagens cativos do maligno por outros repletos do Espírito divino. Para isso, precisamos entender que:

Devemos preencher nossa mente com a Palavra de Deus. Ela é a fonte da fé, e nos faz ter pensamentos de vitória e segurança, mesmo quando nossos sentidos nos sugerem derrota e solidão. Deus preparou para nós bênçãos de paz e respostas que só são conhecidas pela , pois Ele preparou para seus eleitos coisas que ‘nem olhos viram, nem ouvidos ouviram’. Não podemos alimentar nossa mente só com aquilo que vemos ou escutamos, só com aquilo que vem ‘de fora’, pelas circunstâncias da vida. Devemos alimentar nossa mente com a Palavra de Deus e com pensamentos e imagens a nosso respeito que estejam em conformidade com ela.

Que coisas têm alimentado sua mente? Que coisas têm gerado pensamentos e imagens no seu interior? Aquilo que você sabe pela Palavra de Deus ou aquilo que você consegue entender pelos seus sentidos?

Vamos orar:

“Pai Amado, em nome de Jesus, oro pela renovação de minha mente. Peço o teu Espírito Santo de Verdade, para conduzir meus pensamentos e raciocínios segundo a tua Palavra e não segundo o que sinto ou consigo entender. Purifica minha mente no precioso sangue de teu Filho Jesus. Renuncio, agora, a alimentar minha mente com coisas que não vêm de ti. Expulso pensamentos e imagens de derrota e de pecado que tenho permitido se instalar em meu interior, e preencho minha mente com aquilo que é segundo a tua Palavra, com imagens e pensamentos a meu respeito, e a respeito das pessoas e situações que me cercam, que sejam segundo a tua vontade. Abençoa, Pai, meu interior, com a fecundidade do teu Espírito e transforma-me pela renovação da minha mente, em nome de teu Filho Jesus!
Amém!”

Padre Antônio José

banner_espiritualidade