Adotar uma respiração bem ritmada no trabalho de parto ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio disponível para você e para o bebê. As técnicas de respiração também podem ajudar você a lidar melhor com as contrações. Com a tensão e as contrações, sua respiração pode ficar superficial e rápida. Os músculos dos seus ombros e do seu pescoço se contraem. Quando se está com muito medo, a respiração muda: o mais comum é fazer inspirações fundas e soltar o ar em pequenos trancos. É uma reação normal, mas com ela sobra menos oxigênio para você e seu bebê. Embora a respiração rápida do medo seja esperada em situações de grande estresse, o corpo não aguenta muito tempo nesse estado sem chegar à exaustão.
Quando você está em trabalho de parto, seu objetivo é poupar o máximo de energia possível e dar ao bebê bastante oxigênio, afinal, ele também está sob o estresse de nascer. Durante o trabalho de parto, é importante manter o ritmo. Procure não deixar que a inspiração seja mais comprida do que a expiração. Soltar bem o ar é importante. O ideal é que a expiração seja até mais demorada que a inspiração. Porém, é inevitável que, no meio de uma contração forte, a respiração fique mais superficial. Não há problema nisso, desde que ela não acabe ficando rápida demais, como quando você está com muito medo e começa a respirar em “soquinhos”.
Técnicas simples de respiração para o parto
Experimente treinar as técnicas de relaxamento a seguir durante a gravidez. Se você se acostumar com elas antes, vai ser mais fácil usá-las no trabalho de parto.
Pense na palavra “relaxe”. Quando puxar o ar, diga o “re” para você mesma e, quando soltar o ar, pense no “laxe”, no ritmo da respiração. Ao soltar o ar, jogue para fora junto com ele toda a tensão do seu corpo. A inspiração acontece sozinha — pense mais na expiração e no alívio da tensão. Concentre-se nos músculos que estiverem mais tensos.
Você pode experimentar contar. Quando inspirar, conte devagar até três ou quatro (ou o número que for mais confortável para você) e, quando soltar o ar, conte de novo até o mesmo número. Talvez, você perceba que é mais confortável inspirar contando 1, 2, 3 e expirar contando 1, 2, 3, 4.
Leia mais:
.:Está chegando a hora? Sinais e sintomas do parto!
.:Saiba como se preparar para a amamentação
.:Tal mãe, tal filho: tudo vale a pena?
.:A relação entre nutrição e fertilidade
Experimente inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. Deixe a boca bem relaxada ao expirar e a glote aberta (na garganta) para o ar passar.
Conte com a ajuda de quem está acompanhando você no parto. Concentre-se na respiração do seu parceiro (ou de quem estiver acompanhando você no parto), olhando-o no olho. Ele pode segurar suas mãos ou colocar as mãos sobre seus ombros. Respirar juntos pode ser gratificante para vocês dois, embora possa parecer estranho no começo. Vocês podem treinar durante a gravidez e será muito bom na hora do parto.