A Bíblia é a fonte de mensagens guiadas pela sabedoria e orientação de Deus
É preciso ter discernimento para ler, compreender e viver a mensagem da Bíblia. Não se deve levar tudo ao pé da letra.
O exemplo de Jesus vai muito além do que aparece na palavra escrita, pois seria muito estranho seguir a ordem dada por Jesus: “Se tua mão te escandaliza, corta-a”.
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
Ler a Palavra de Deus
Os católicos estão lendo, cada vez mais, a Palavra de Deus, e isso tem feito a diferença.
No dia a dia, somos bombardeados com mensagens bem pouco edificantes, as quais, geralmente, incentivam a violência, o egoísmo e a exploração do outro. Entretanto, podemos encontrar, na Bíblia, mensagens repletas de sabedoria, capazes de nos orientar, estimular sentimentos e ações que constroem uma vida de qualidade.
A leitura da Bíblia traz luz e direção ao projeto de vida de cada um, introduzindo, lentamente, na mentalidade do homem que a lê, um modo de pensar diferente da maioria das pessoas. Ele recebe mensagens novas, guiadas pela sabedoria e pela força de Deus.
Com o passar dos anos, a teologia cristã foi se afastando da Bíblia, mas, a partir do Concílio Vaticano II, no documento Dei Verbum, a Bíblia foi reconduzida ao centro da vida da Igreja.
O Documento de Aparecida também apresenta uma retomada dos textos bíblicos e está repleto deles.
Leia mais:
:: Vamos fazer juntos o diário espiritual?
:: Como fazer o Diário Espiritual
Novo rosto da Igreja
É o novo rosto da Igreja que quer ser cada vez mais parecida com as comunidades apresentadas nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos e com aquela sonhada por João Paulo II, no documento Novo Millennio Ineunte, como expressão da unidade dos cristãos em Cristo.
A lei do mundo vai na contramão da lei de todo discípulo de Jesus. A todo momento, somos incentivados a aproveitar a vida de forma egoísta, vivendo o hoje sem pensar no próximo, amando apenas a nós mesmos e esquecendo-se de amar a Deus.
Ouvimos, todos os dias, essas mensagens e, se não ouvimos ou lemos algo diferente, a lei do mundo acaba prevalecendo e nos perdemos facilmente.
Se amar Deus e o próximo é toda a lei do discípulo de Jesus, a Bíblia lembra que este é o caminho para ser um cristão de elite, bom, santo e feliz.
O que você acha que prevalecerá em sua vida: a lei de Deus ou a lei do mundo? Com certeza, aquele que assiste a qualquer programa e lê qualquer revista ficará com a lei do mundo e será mais um entre tantos anônimos.
Padre Mário Bonatti – Sacerdote Salesiano de Dom Bosco
Conteúdo extraído do livro: Cristãos de Atitude