Conta-se que Madre Teresa de Calcutá, em um momento difícil na comunidade por ela fundada, escrevia às filhas espirituais (Irmãs da Caridade):
Sejam amáveis umas com as outras. Prefiro que cometam erros com amabilidade, do que façam milagres com falta dela. Sejam amáveis sempre. Contemplem a amabilidade de Nossa Senhora, vejam como Ela falava, como ela agia. Olhem para seu exemplo. Ela podia perfeitamente ter revelado a São José a mensagem do Anjo a respeito do nascimento de Cristo, mas escolheu o silêncio, não disse uma palavra. E nessa altura, vendo seu amor, Deus interveio diretamente em seu favor. Maria guardava todas estas coisas no seu coração, eis a grande lição! E quem nos dera podermos guardar todas as nossas palavras no coração Dela.
Para que tanto sofrimento e tantas incompreensões? Basta uma simples palavra, um olhar, uma pequena ação sem amor e o coração da vossa Irmã mergulha na escuridão. Não deve ser assim. Peçam a Nossa Senhora que vos encha o coração de doçura.
O amo tem a força de mudar o mundo
É como se a Madre nos dissesse, com sua vida, até muito mais do que com suas palavras: decidam-se pelo amor, pois
esta é a única força que pode mudar o mundo. E sabendo o quanto precisamos de referências, mostra-nos o melhor
exemplo: a Virgem Maria.
Portanto, olhemos para a Virgem Maria, Ela é o exemplo perfeito de quem decidiu amar na simplicidade sem se preocupar em fazer coisas extraordinárias aos olhos humanos. Inspirados em seu exemplo, tenhamos hoje a coragem de levar com nossas palavras e atitudes, luz aos corações ou invés de trevas.
A Madre Teresa fez desta escolha a sua missão durante toda a vida. Em meio às grandes provas pelas quais passou, vivendo a “noite escura da alma”, escreveu ao seu Diretor Espiritual: “Um caloroso sim a Deus e um grande sorriso para todos, são as únicas duas palavras que me mantém seguindo em frente”, e esta escolha corajosa causou tantos benefícios ao longo de sua vida, que escreveria o resto do livro narrando os testemunhos que não param de acontecer através de sua obra.
Leia mais:
.: Para nos recordar das coisas que já sabemos sobre o amor
.: Sejamos fiéis na tribulação e confiantes na esperança de Jesus
.: Ser firme, mesmo na tribulação
.: Deus é o melhor conselheiro diante das tribulações da vida
Aprendendo com as demoras de Deus
Tomemos a decisão de seguirmos em frente vivendo as demoras de Deus com um sorriso nos lábios e um caloroso
sim a Sua vontade que nos chama a optarmos sempre pelo amor, mesmo que cometamos erros, pois o amor é, certamente, o maior milagre do qual o mundo carece. E saber esperar com alegria e leveza é uma arte nobre e rara, porém ao alcance dos que têm Deus como seu aliado.
Dizem que a vida tem a cor que agente pinta, e são nossas escolhas que irão definir seu colorido. Duas pessoas podem, por exemplo, sofrer um acidente juntas, mas cada uma vai dar um sentido diferente à situação. Um pode levar uma vida inteira agradecendo a Deus por ter lhe poupado a vida e mudar completamente os seus hábitos, reconhecendo que cada dia que vive é um verdadeiro milagre, pois poderia já não existir; e a outra pode ter escolhido lamentar-se o resto da vida porque aquele acidente lhe deixou sequelas, porque tal pessoa foi culpada pelo que aconteceu, porque, afinal, estas coisas só acontecem com ele etc.
Então, de qual grupo você faz parte?
Independentemente de sua resposta, eu posso afirmar, com toda certeza, que você é um grande milagre, e reconhecer
isso transforma seu jeito de encarar a vida. Pense bem em tudo que você já viveu até hoje, volte no tempo, analise sua história, os fatos de que você se recorda, as histórias que lhe contaram a respeito de seu nascimento, sua infância, os livramentos pelos quais você passou.
Tenho certeza que logo você vai perceber o quanto Deus tem cuidado de você, livrando sua vida da morte e demonstrando sua presença de diversas formas. Talvez o que tenha até hoje lhe inquietado o coração seja o fato de querer ver seus sonhos realizados no seu tempo, do seu jeito, sem precisar esperar tanto. Mas lhe garanto que esperar com alegria e confiança em Deus é o que dá sentido à sua existência, porque a alegria é algo essencial na vida humana.
Trecho extraído do livro “Por onde andam seus sonhos”, de Dijanira Silva