A sabedoria escolheu a humildade como sua casa
Uma maneira concreta de roubar da vida a possibilidade de crescer é a atitude de se achar totalmente pronto diante dela. Aquele que crê saber tudo, retira da alma o sabor da novidade, pois acredita não ter mais nada a aprender. Quem assume tal postura acaba se tornando extremamente autossuficiente e, consequentemente, infeliz. O coração que perde, nas pequenas coisas, a alegria da descoberta sobre si e sobre tudo o que o circunda, adquire uma postura de profunda monotonia e insatisfação em seus dias.
A humildade de se reconhecer em pedaços, ou seja, ainda não terminado, é essencial para que cresçamos e construamos uma vida sóbria e sem ilusões a nosso próprio respeito.
Arrogante e infantil
Aquele que considera que não tem nada a aprender com os outros e com a vida, torna-se arrogante e infantil, pois se fecha em seu mundo crendo nas falsas e irrevogáveis verdades criadas por si mesmo.
Quem passa a vida toda aprisionado a um falso sistema de crenças e verdades pessoais experienciará uma profunda solidão, pois nunca permitirá que outros adentrem em seu coração, o qual se encontra trancafiado em suas próprias razões.
A sabedoria escolheu a humildade como sua casa. Somente quando a alma se abaixa para descansar em tal morada, vislumbra o sabor do saber e pode se elevar portando o devido equilíbrio para contemplar cada situação.
Eterno aprendiz
A verdadeira sabedoria consiste na humildade de enxergar-se como um eterno aprendiz, como alguém que não está pronto e reconhece que tem ainda muitas novidades a vislumbrar na jornada dos dias. Sabedoria não significa o acúmulo de conhecimentos, mas a sensibilidade para aprender as lições presentes em cada coisa que se vive.
Quem deseja aprender está sempre aberto e escuta tudo e todos, coloca-se atento diante de cada situação, para delas absorver o conhecimento impresso em cada experiência. Tudo e todos são capazes de nos ensinar algo, até mesmo nossos erros e fragilidades.
Quando reconhecemos que não somos os senhores absolutos diante dos outros e de nós mesmos, somos capazes de nutrir uma sóbria visão a respeito do que somos, entendendo assim que as nossas necessidades não são as únicas nem as mais importantes.
Leia mais:
:: Oração para pedir o dom da sabedoria
:: Como educar meus filhos com sabedoria?
:: A sabedoria é o caminho para nos encontrarmos com Deus
Perdas e acréscimos
Existem coisas sobre nós mesmos que ainda precisamos compreender e descobrir. Há situações em nosso cotidiano, perdas e acréscimos que têm muito a nos ensinar e que desejam nos revelar novos caminhos a serem trilhados.
Estejamos sempre atentos e receptivos às coisas que nos são acrescentadas pela vida, para assim entendermos um pouco mais sobre aquilo que somos e sobre a missão que trazemos no peito.
Aprender sempre, impor verdades próprias nunca; dessa forma, caminharemos constantemente aliados à sabedoria e construiremos sólidas realizações em nossa história.