Mas o que é endometriose?
Endometriose é quando o tecido que reveste o útero por dentro, chamado endométrio, se instala fora do útero. O endométrio cresce todos os meses, formando o local ideal para implantar e crescer o embrião, e se a gravidez não acontece, ele é eliminado junto com a menstruação. Mas se estiver fora do útero, vai provocar uma inflamação. E os sintomas da endometriose são decorrentes dessa inflamação. Afeta em torno de 10% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. Seu diagnóstico tem levado em torno de cinco a sete anos, o que compromete o tratamento e prolonga a dor nessas pacientes.

Créditos: Imagem gerada por Inteligência Artificial / CHAT GPT
Sintomas da endometriose
O principal sintoma da endometriose é a dor. Ela é mais frequente aparecer durante a menstruação, pois durante esse período a inflamação dos focos de endometriose será mais intensa. Mas também pode ocorrer fora do período menstrual.
No entanto, ela pode causar uma dor que não tem relação com o ciclo menstrual, que pode aparecer o mês inteiro. Então, as mulheres que têm cólicas fortes e dor durante a menstruação ou dor fora do período menstrual devem pensar em endometriose e procurar um serviço de saúde.
Vale lembrar que adolescentes com muita cólica menstrual, chegando a vomitar ou precisando ir ao Pronto Socorro para fazer medicação na veia, devem ter uma grande atenção, pois terão uma maior chance de desenvolver endometriose.
A dor durante a relação sexual pode ser um indício de endometriose, principalmente quando a endometriose está em um estágio mais avançado e acomete outros órgãos.
A endometriose e a infertilidade
Como vocês puderam ver, a dor nos alerta. Também pode haver uma dor que chamamos de tenesmo, que é uma sensação de dor na região do reto, como se torcesse o local, e por vezes com vontade de evacuar. Isso pode ocorrer na endometriose, como também uma sensação de dor na bexiga, com um pouco de dor para urinar (o exame de urina não mostra infecção). Tanto a sensação de odor no reto quanto na bexiga costumam aparecer durante o período menstrual.
Uma parte das mulheres que não estão conseguindo engravidar podem ter endometriose, pois os trabalhos científicos mostram que entre 40 e 60% das mulheres com endometriose podem apresentar infertilidade associada.
De um modo mais amplo, a endometriose pode ser classificada como superficial, profunda ou de ovário. Para cada uma delas há um tratamento específico.
O diagnóstico é clínico
O diagnóstico é clínico (história clínica e exame físico) e por exames de imagem (ultrassonografia e ressonância magnética). Ainda não há um exame de sangue que mostre com certeza que há endometriose, e os exames de imagem irão mostrar as lesões profundas e de ovário. Para a endometriose superficial o diagnóstico é basicamente clínico.
Leia mais:
.:Como a endometriose afeta o físico e o emocional da mulher
.:O que é endometriose?
.:Bate-papo com ginecologista sobre endometriose
Até o momento não há uma medicação que a mulher possa tomar e curar a endometriose. O objetivo do tratamento clínico é que a mulher possa ficar sem dor. Há casos em que há necessidade de cirurgia. Essa sim, tratar a endometriose removendo as lesões.
Então, se você tem um ou mais desses sintomas, como cólicas menstruais fortes, dor em baixo ventre (pé da barriga) fora do período menstrual, dor na relação sexual, dor na região do reto ou na bexiga durante o período menstrual, ou mesmo não está conseguindo engravidar, procure seu médico ou o serviço de saúde mais próximo de sua casa, e certamente, se eles não atenderem esses casos, irão te referenciar para um atendimento especializado.
Não perca tempo, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico poderá ser indicada a melhor terapia.
Se você quiser saber um pouco mais pode acessar no Instagram @drdjalmaoficial e encontrará mais informações sobre endometriose.
Dr. Djalma Santos, é ginecologista em Lorena com especialidade em tratamento de endometriose. Atende na Clínica San Giuseppe Moscati, em Lorena, e é professor de ginecologia do Departamento de Medicina/Universidade de Taubaté/SP