Pecado

Como viver a radicalidade de Jesus no nosso olhar?

Ainda se tratando sobre a radicalidade em Jesus, vamos agora tratar sobre a radicalidade nos olhares. Pois, os olhos são a porta de entrada da luz ou das trevas na nossa vida.

Mas, antes de entrarmos no assunto mais profundamente, vamos analisar a radicalidade segundo a Filosofia: segundo o dicionário de Filosofia, radicalidade vem “de raiz, radical que remonte aos princípios ou as primeiras origens”.

Como podemos viver a radicalidade de Jesus, através dos nossos olhos

Foto Ilustrativa: by Getty Images / PeopleImages

Partindo da passagem: “A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se o olho estiver são, todo o teu corpo ficará iluminado; mas se o teu olho estiver doente, todo o teu corpo ficará escuro. Pois, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas” (Mt 6,22-23).

Os nossos olhos é a porta de entrada da luz ou do mal

De fato, os nossos olhos são o que direciona todo nosso corpo e nossas ações. Pois, um cego não pode guiar a si mesmo ou guiara  outro cego. O mesmo acontece com os nossos olhos, se eles estão doentes, não podemos andar normalmente ou ficarmos expostos à luz do dia.

O mesmo acontece com a vida espiritual em nossa vida. São pelos olhos que entram os pecados e a graça de Deus em nossa vida. Primeiramente, para algo atuar em nossa vida precisa entrar pelos olhos, depois cai no coração e vai para todo o corpo. Pelos olhos que as fantasias vêm e depois se transformam em atos.

Precisamos analisar o que estamos vendo ou assistindo, porque a impureza entra pelos olhos e age inteiramente em nossa vida. A cobiça, os maus desejos, as impurezas entram pelos olhos, claro que não somente por eles, mas os olhos são portas escancaradas para a entrada do pecado em nossa vida.

O pecado

Se deixarmos o pecado entrar pelos nossos olhos, todo o nosso corpo ficará exposto à ação do demônio e a trevas vão dominar, como Jesus falou no Evangelho de Mateus, citado acima.

Não deixemos os nossos olhos ficarem doentes. Lutemos para termos olhares santos e puros. Não queira dar desculpas, dizendo que não consegue desviar os olhos da impureza.

Nós sabemos que as imagens estão em toda parte e que pecar pelos olhos é muito fácil, mas cadê a luta contra o pecado? O nosso olhar precisa estar submetido ao Senhor Jesus. Somente Ele pode purificar os nossos olhos. O demônio tem usado muito da internet, das mídias sociais, da TV, da sensualidade nas imagens, nas ruas, nos trajes que os jovens estão usando, nas revistas, filmes etc.; tudo isso para que os jovens pequem com os olhos. Na verdade, os nossos olhos param e olham onde o nosso corpo pede e deseja.

Leia mais:
.: Reze a Oração de Perdão
.: O pecado é uma ruptura da nossa relação com Deus
.: A luta contra o pecado
.: Quando o desejo é alimentado, torna-se uma necessidade

Por exemplo: um jovem quando olha para uma menina com uma saia curta, os olhos dele olham primeiro para a barriga e as pernas, porque seu corpo está desejando e cobiçando aquela moça. E não podendo tê-la para si, cria fantasias com ela e depois cai na masturbação. Um pecado puxa o outro.

Vivendo a radicalidade dos olhares

Como você viu, o pecado entrou primeiro pelos olhos. Claro que, todo olhar não é pecado, mas aqueles que se tornam cobiça e criam fantasias o é. Os olhos além de levar, muitas vezes, a pecar contra a castidade, também levam a pecar com a cobiça pelas coisas alheias.

Então, é aí que entra a radicalidade nos olhares. Precisamos adestrar os nossos olhos e não os deixar serem as trevas do nosso corpo. Não desprezo toda luta que, hoje, se tem para ter olhos puros, porém, a radicalidade está em não aceitar as impurezas que querem entrar pelos nossos olhos.

Uma receita para ter olhos puros está em fazer, constantemente, Adoração ao Santíssimo Sacramento, para que a Luz, que é o próprio Deus, entre pelos seus olhos e ilumine todo o seu corpo. A Luz de Deus precisa entrar todos os dias pelos nossos olhos. Pois, precisamos ser lâmpada para iluminar todos aqueles que vivem nas trevas deste mundo. “Por isso, vê bem se a luz que há em ti não é trevas” (Lc 11, 35).

*Formação Canção Nova

banner espiritualidade