“Por que Deus, então, não me socorre? Por que Ele não faz alguma coisa por mim? Por que não resolve minha situação?”. Compreenda: Ele fez, está fazendo e vai fazer. Se existe uma falha, está em nós. E qual é a falha? Nós fomos vítimas do sistema do mundo. As finanças vão mal e há muito desemprego por causa do sistema em que vivemos; um sistema individualista, baseado no egoísmo, na ambição… Um sistema sem Deus, portanto, sem amor.
Enquanto permanecermos ligados ao sistema, seremos influenciados por ele, e não nos será possível entrarmos no sistema de Deus, pois Este é radicalmente oposto. Precisamos fazer uma escolha: estamos no sistema do mundo ou no sistema de Senhor. É uma lógica: para sermos auxiliados por Deus precisamos estar no sistema d’Ele. Se continuarmos no sistema do mundo, seremos tratados pelo mundo do jeito que o mundo nos trata. Para deixarmos de ser vítimas desse sistema, temos de deixá-lo e nos colocarmos no sistema de Deus.
O sistema de Deus e o sistema do mundo são opostos
Não é possível sermos de Jesus e do Príncipe deste mundo. Precisamos decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras ou aparências, mas de coração, e Deus vê o coração!
Na hora em que nos decidimos a deixar o sistema do mundo – baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na busca do dinheiro –, no momento em que nos decidimos deixar de enganar e prejudicar os outros, quando, sinceramente, decidimos sair do sistema do mundo e entrar no sistema de Deus, a Palavra do Senhor se torna realidade em nossa vida: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).
Os homens vêem as aparências, fazem belos discursos, belas apresentações. Deus, no entanto, vê o coração. Quando nos decidimos, sinceramente, deixar o egoísmo e partimos para o sistema de Deus, que é amor, doação, já estamos no sistema de Deus. E aí que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração.
Leia mais:
::Oração pela paz
::Ninguém está imune ao combate espiritual
::Só Deus pode operar milagres?
::O que podemos aprender no deserto interior?
Na hora em que mergulharmos em Deus, numa verdadeira conversão, tudo concorrerá para nosso bem.
Texto extraído do livro “Considerai como crescem os lírios!”, de Monsenhor Jonas Abib.