A Medalha de São Bento e seu significado
A Medalha de São Bento não tem uma data de origem definida com precisão. Foi difundida a partir do século XVII, mas seus caracteres e forma se perderam no tempo. Pode-se dizer porém que é um pantáculo perfeito, e o único com caracteres latinos e pertencentes a tradição ocidental e que comprovadamente possui um poder de proteger contra o mal, curar males e nos ligar aos céus e a egregóra beneditina.
Deve ser sempre usada como medalha e também junto ao terço ou rosário para lhe dar força. Sua forma mudou ao longo do tempo e hoje ela é cunhada tendo São Bento segurando a cruz e a regra, do lado esquerdo um cálice do qual sai uma serpente e do lado direito o corvo com o pão envenenado, e em seu contorno a frase ‘Eius in obitu nro praesentia muniamur’ (Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte).
Do outro lado, temos a cruz de São Bento e seus caracteres:
Nos quadrantes: C S P B – Crux Sancti Patris Benedicti – Cruz do Santo Pai Bento
Na cruz – vertical: C S S M L – Crux Sacra Sit Mihi Lux – Crus Sagrada Seja Minha Luz
Na cruz – horizontal: N D S M D – Non Draco Sit Mihi Dux – O Dragão Não Seja Meu Chefe
No contorno – acima da cruz a inscrição PAX ( paz) e V R S N S M V S M Q L I V B – Vade Retro Satana, Nunquam Suade Mihi Vana, Sunt Male Quae Libas, Ipse Venena Bibas – Retira te Satanás, Não Me Persuades de Tuas Vaidades, O que Ofereces é o Mal, Bebe Tu Mesmo Teu Veneno.
Fonte: http://www.opaodavida.hpg.ig.com.br/