Depois de termos celebrado com nossas comunidades a Páscoa do Senhor, estamos reunidos nesta manhã para a celebração eucarística, com a qual iniciamos a 40ª Assembléia Geral, que se situa dentro das comemorações dos 50 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil. Cremos firmemente que é o Senhor Ressuscitado, o Senhor da História, que nos convoca e nos reúne.
Esta 40ª Assembléia é uma oportunidade para, especialmente nas celebrações litúrgicas, agradecer e louvar a Deus pelo serviço à Igreja e à sociedade brasileira e também pedir perdão pelas suas faltas. É também uma oportunidade para avaliar a caminhada da Conferência ao longo desses 50 anos e traçar rumos para o futuro.
É ainda, uma excelente ocasião para renovar o compromisso com os objetivos que inspiraram a fundação da Conferência, tais como: a comunhão dos bispos entre si e com o sucessor de Pedro, facilitar e promover o relacionamento entre os seus membros, trocar experiências, apoiar-se mutuamente e participar na decisão em questões de interesse comum.
Renovar o ardor evangelizador que é missão essencial da Igreja, evangelização que comporta uma mensagem explícita sobre Jesus Cristo, suas palavras e o Reino para o qual ele nos conquistou com sua morte e ressurreição. Uma evangelização adaptada às diversas situações e continuamente atualizada sobre os direitos e deveres de toda pessoa humana e sobre a vida familiar, sobre a vida comum em sociedade, sobre a vida internacional, a paz, a justiça e o desenvolvimento; uma mensagem sobremaneira vigorosa dos nossos dias sobre a libertação.
Peçamos ao Espírito Santo que abra o nosso coração para o diálogo, ilumine as nossas mentes para compreendermos a real situação do povo, nos faça atentos aos sinais dos tempos, interpretados à luz da Palavra de Deus e nos fortaleça no serviço para a construção de uma sociedade justa e solidária para todos os brasileiros.
Dom Raimundo Damasceno
Secretário Geral da CNBB
Itaici, 10 de abril de 2002