Reflita

5° dia da Novena de Natal: a presença de Deus na intimidade

Acompanhe o quinto dia da Novena de Natal, um tempo especial marcado pela feliz espera do nascimento de Jesus.

Ouça o quinto dia da Novena na íntegra:

 

Há muitos que gostam de, neste tempo, montar o presépio na sala de casa para lembrar que o Natal se aproxima. E que alegria! Mas a maioria se esquece de preparar o presépio do coração com gestos de bondade, arrependimento, conversão, perdão e amor para receber, em sua alma, o Senhor da vida. Demos início ao quinto dia da Novena de Natal.

Quinto dia

Senhor Deus, que escolheste Maria para ser a mãe de Teu Filho, ajuda-nos a imitar sua humildade e obediência. Amém.

Palavra de Deus

Lucas 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,

a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação.

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,*

e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”

Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,

porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.

Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela.

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

Reflexão e partilha da Palavra

Deus veio morar entre nós, com cada um de nós, ou seja, veio então morar pessoalmente comigo, na minha vida, veio morar em sua alma com você. Fez isso porque Ele não nos vê como um número nem nos trata como uma estatística. Ao contrário, o Senhor vem habitar pessoalmente no coração de cada pessoa que crê. “Se alguém me ama, diz o Senhor, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos a nossa morada” (Jo 14,23).

Leia mais:
.: A intimidade com Deus

.: Como possuir uma profunda intimidade com Deus?

.: A intimidade com Deus alimenta a vida religiosa?

.: Ser santo é viver na intimidade com Deus

Portanto, Jesus não habita apenas a grande casa que é o mundo ou a Igreja, mas mora também no pequeno presépio da minha vida e na tenda do meu coração. Que coisa maravilhosa! “Eu sou casa, sou templo de Deus e o templo de Deus não pode ser destruído”. Como seríamos inabaláveis se acreditássemos nisso pra valer! Santa Isabel da Trindade descobriu esse segredo. Ela dizia assim: “Parece-me – escreveu a amiga- ter encontrado o céu aqui na terra, pois o céu é Deus e Deus está em minha alma. No dia que entendi isso tudo se iluminou”.

Encontrando Deus na intimidade

Ah! Se aqueles que, por motivo de saúde, distância ou duras rotinas de trabalho, que estão impedidos de ir todos os dias à igreja descobrissem que não encontramos o Senhor apenas indo ao templo para orar, que podemos adorar a Deus em espírito e verdade, e que podemos conversar com Jesus também dentro do nosso lar, a sós com Ele, em nosso quarto ou na intimidade de um cantinho reservado. Se nós soubéssemos disso verdadeiramente, se todos soubessem dessa verdade, jamais desperdiçariam essas oportunidades.

É verdade que desagrada a Deus quem pode participar da Eucaristia e não vai. Também é verdade que aquele que nos mandou reunir dois ou mais para orar em seu nome, a ninguém dispensou de frequentar a igreja. Mas se alguém está impedido de ir lá com aquela frequência que gostaria, essa pessoa jamais deve desanimar nem esquecer o quão perto dela está o Senhor. Ao contrário, deve, com humildade, buscar a Deus que se deixa encontrar, pois aquele que não encontra Jesus na intimidade do próprio coração também não conseguirá encontrá-lo fora.

Por isso diziam os antigos: “De que me adianta que Cristo tenha nascido uma vez em Belém, de Maria, se ele não nasce pela fé também no meu coração?” “Onde é que Cristo nasce no sentido mais profundo, se não em teu coração e em tua alma?” “O verbo de Deus quis repetir em todos os homens o mistério da encarnação”. Para você, qual a importância de ser íntimo de Jesus através da oração? Você sente que Cristo vive em você?

Eis que uma grande luz resplandece na noite escura. Esperança homens e anjos cantam. Nasceu o Salvador.

Transcrito e adaptado pela equipe do Formação Canção Nova 
Reflexão: Márcio Mendes