Aprender a rezar pelos outros: um caminho de amor e serviço
O que é intercessão?
O que é intercessão? O Catecismo explica em seu §2634: “A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores”; Ele é o nosso intercessor junto ao Pai para nos garantir a salvação, as coisas boas de que precisamos e para nos guiar para o céu. Quando rezamos intercedendo, estamos unidos em comunhão com todos os santos, pois a intercessão é a oração de quem vive essa união com Deus, com o próximo e com toda a Igreja.
Interceder é um ato de amor
Interceder é um ato de amor, é uma prática da caridade. Quando rezamos pela conversão, cura, pelas necessidades, bênçãos e pela vida dos outros, estamos cuidando dessas pessoas por meio da nossa súplica. Ao interceder, reconhecemos nossa limitação, que precisamos da força de alguém muito maior e melhor do que nós, alguém que pode tudo e está sempre pronto a nos ouvir, buscamos a ajuda de Deus. Afinal, quem melhor do que Ele para confiarmos?
Aproximando-se do coração de Jesus
A oração de intercessão, portanto, aproxima-nos do coração de Jesus, unindo-nos a Ele em favor de toda a humanidade. É como se, por meio dessa prece, estivéssemos com Cristo diante do Pai, intercedendo por todos. O Papa Francisco, nas suas catequeses, chegou a dizer que é essa oração que faz o mundo ir pra frente.
O Catecismo acrescenta no §2635: “Interceder, pedir a favor de outrem, é próprio, desde Abraão, dum coração conforme com a misericórdia de Deus.”; é belo e profundo perceber que o ato de interceder demonstra que estamos em sintonia com o coração misericordioso de Deus.
Um coração misericordioso se manifesta na intercessão
Um coração misericordioso se manifesta na intercessão. Você tem rezado por seus familiares, amigos, por aqueles que o cercam, incluindo aqueles que lhe querem mal? Interceda também pelos que não conhecem a Cristo ou o rejeitam, pedindo que seus corações se abram à Sua luz. Leve a Deus suas preocupações, as situações desafiadoras da comunidade, da política, da Igreja e do mundo. A paz que buscamos no mundo começa com a intercessão sincera, que brota de um coração voltado para Deus e para o próximo.
Leia mais:
.:A oração de súplica: um diálogo com Deus
.:A oração da Igreja nascente
.:Jesus, o mestre da oração
.:A oração de Jesus: exemplo de humildade
Unidos a Cristo, intercedemos pela salvação do mundo
A oração de intercessão é um chamado de Deus para nos unirmos a Jesus, em comunhão com a Igreja e com todos os santos, intercedendo pela salvação do mundo.
Tenhamos sempre em mente que, ao intercedermos, nos unimos a Cristo, tornando-nos instrumentos da misericórdia divina. Em comunhão com o Pai, por meio de Jesus, o Intercessor por excelência.
Deus abençoe você em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Padre Bruno Otenio
Membro do clero da Diocese de Guarulhos. É formado em Filosofia pela UNIFAI-SP e bacharel em Teologia pela PUC-SP. Possui uma especialização em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto Gewissen. Atualmente, é mestrando em Teologia Moral na Pontifícia Academia de Teologia Moral Alfonsiana em Roma na Itália, e faz pós-graduação em Psicologia Tomista pelo Instituto de Psicologia Tomista.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos