Confira!

Como faço para me consagrar ao meu Anjo da Guarda?

Caros irmãos em Cristo, Jesus fez uma grande promessa no Evangelho de São João 1,51. Ele disse: “Em verdade, em verdade vos digo: Vereis os céus abertos e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Quando o Filho de Deus se fez homem, e se encarnou no seio da Virgem Maria, trouxe consigo os anjos. Também quando celebramos a liturgia, a Santa Missa, os céus se abrem e os anjos sobem e descem.

Como faço para me consagrar ao meu Anjo da Guarda?

Crédito: Whiteway / GettyImages

Um anjo também está sobre cada um de nós, subindo e descendo. É o nosso Anjo da Guarda, que vem até nós para nos transmitir as bênçãos e a Palavra de Deus. Ele também sobe para elevar a Deus as nossas orações e sacrifícios. Por isso é muito importante não só conhecermos melhor o nosso anjo, mas também nos unirmos a ele por meio de uma consagração.

Preparando-se para a Consagração ao Anjo da Guarda

Quero apresentar a vocês um livro excelente chamado “Meu Anjo e Eu – Sete Degraus para Caminhar com o Anjo da Guarda”. Neste livro, o autor explica como podemos, por meio de sete degraus, chegar à consagração ao Anjo da Guarda. Recomendo muito este livro a vocês.

Outro livro excelente, intitulado “Vi o Meu Anjo”, conta a história de uma jovem brasileira que teve a graça de ver o seu Anjo da Guarda. No livro, ela relata suas experiências com ele, e assim aprendemos ainda mais a ter essa vivência com o nosso Anjo da Guarda. Por exemplo, quando ela ia fazer algo que desagradava a Deus, ela via o rosto do seu anjo triste. Quando ela fazia o que era certo, o que agradava a Deus, ela via o rosto do seu anjo feliz. Este livro é maravilhoso para quem quer aprender a conviver melhor com o seu Anjo da Guarda.

Deus deseja muito que nos unamos mais ao nosso Anjo da Guarda. Assim como existe a prática da consagração a Nossa Senhora – e muitos de vocês certamente já se consagraram a ela para acolhê-la mais em suas vidas e experimentar a beleza da sua maternidade espiritual – também existe a possibilidade de se consagrar ao Anjo da Guarda. Podemos acolhê-lo em nossas vidas como um irmão celeste, nos entregar a ele, pegar em sua mão e nos deixar conduzir por ele. Por isso, convido vocês, após a devida preparação, a se consagrarem ao seu Anjo da Guarda.

O caminho da Consagração ao Anjo da Guarda

Essa preparação pode ser feita de duas maneiras: uma preparação privada e, depois, em um dia específico, de preferência na festa do Anjo da Guarda, rezar a oração de consagração ao Anjo da Guarda, que se encontra no site da Canção Nova. O texto da oração é belíssimo.

Vocês podem ler o texto, copiá-lo à mão em uma folha, colocar a data da consagração e, depois, rezar diante do sacrário para realizar a sua consagração.

Leia mais:

.: A importância da consagração aos nossos Anjos da Guarda
.: Por que invocar a intercessão dos arcanjos?
.: Consagração e oração aos Santos Anjos da Guarda
.: Como podemos pedir sua intercessão?

Também existe a possibilidade de fazer uma preparação de um ano na Obra dos Santos Anjos, por meio de um retiro, um recolhimento ou um dia de retiro. Depois, receberão um livro com 12 cartas de formação. Após esse ano de preparação intensa, de caminhada com o anjo, poderão, de maneira solene, em uma celebração litúrgica ou durante a Santa Missa, fazer a sua consagração. Isso tem um grande valor diante de Deus.
Também é possível consagrar as crianças ao Anjo da Guarda. Muitos pais pedem a consagração de seus filhos. Vocês podem fazer isso de maneira pessoal, simplesmente apresentando seus filhos a Deus e dizendo: “Anjo da Guarda, quero consagrar meu filho a você. Cuide dele”. Isso já é válido diante de Deus. Ou vocês podem fazer isso de forma mais solene, com uma preparação e, depois, realizando a consagração em uma celebração litúrgica.

Convido vocês a fazerem a consagração ao Anjo da Guarda e se unirem a ele de todo o coração.

Pela intercessão de Nossa Senhora e do seu Anjo da Guarda, abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai, Filho e o Espírito Santo. Amém!

Padre Fidelis Stockl
Ordem dos Cônegos Regulares/Obra dos Santos Anjos