Ao pensar nessa frase, é impossível conter a emoção. A paternidade sempre foi, para mim, o maior desafio da minha vida, a função mais difícil que desempenho e, certamente, a mais desafiadora de todas.
Pensar na paternidade para um homem cristão é compreender que este dom vem do Pai, que está nos céus, e isso já bastaria para nos deixar completamente desconcertados, diante do fato de que somos chamados pelo mesmo codinome de Deus, pois Jesus ensinou-nos a chama-Lo de Pai.
Não bastasse isso, a primeira carta de São João nos revela que Deus é amor em sua essência. Compreendo, então, que Deus é Pai e é Amor em sua essência; e, quando sou chamado de pai, na minha essência, eu só posso amar!
Um pai melhor a cada dia
Longe de querer desanimar a nós pais, neste dia, quero trazer uma reflexão pouco difundida a nosso respeito: com quem aprenderemos a essência da paternidade!
É de Deus que aprenderemos, é com Ele que saberemos ser pais; e pais melhores a cada dia. Aprenderemos a amar nossos filhos, segundo o designo de Deus e não humano! Teremos amor em nosso coração, em nossas palavras, em nossos abraços, no presente que damos, no trabalho que desempenhamos; e nos desgastaremos por nossos filhos. Teremos e faremos com amor todos os sacrifícios; e eles, nossos filhos, saberão; porque será tão grande que, mesmo sem nada dizer, em nossa vida eles poderão ver que é por amor. Verão um pai firme, amoroso, iluminado por Deus, que é O Pai, que é O Amor!
Ser pai, uma vocação de amor! Não dá para separar essas realidades, são uma coisa só; e O Pai é prova disso.
Leia mais:
.:Nossa primeira vocação é amar
.:Ser pai, uma vocação de proteção
.:Ser pai, uma vocação de companheirismo
.:Ser pai, uma vocação de amor
Tem muito pai que não teve a presença de um pai biológico, por diversos motivos, mas é pai hoje. Porém, nem por isso entregou os pontos, e sim segue em frente! Parabéns, é isso mesmo! De alguma forma, o Pai estava lá com você, em todos os momentos como está agora.
Quando um pai aprende a ser assim? Quando aprende a ser filho do Pai do Céu… Uns estão mais adiantados que outros, e nem sempre o tempo e a idade revelarão isso, e sim o testemunho, a vida vivida, sobretudo nos atos de amor.
Faço o exercício de pedir a Ele a direção de como educar e formar os meus filhos, que, na verdade, são filhos de Deus. Ele tem me ajudado muito. Revelo a você uma das coisas que aprendi.
Qual é a melhor maneira para educar os filhos?
Aprendi que a palavra de Deus é a fonte mais eficaz de educação para os meus filhos, por isso, eu não abro mão de educar os meus filhos com a palavra de Deus! Sou perfeito nisso? Não mesmo! Mas não desistirei por minha autoimagem nem mesmo pelos resultados negativos que, às vezes, aparecem, pois eu sei em quem Eu coloquei a minha confiança.
Celebremos, com alegria e esperança, o Dia dos Pais, por essa vocação dada a nós, com confiança filial de que recebemos uma das mais sublimes graças!
Que São José, o grande pai nesta terra, pois foi pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude e interceda por nós!
Feliz dia dos pais!
Deus abençoe você!
Jarles Pereira, missionário da Comunidade Canção Nova