A natureza ensina que aquilo que escolhemos plantar, mais cedo ou mais tarde, é exatamente o que iremos colher. É a lei da Semeadura, uma das máximas mais poderosas do universo, porque nela não há contradição. Plantou, colheu; e já que é assim, a dica é plantar amor com atitudes para colher bons resultados! É verdade que o amor é gratuito, mas ele também é benevolente e não se deixa vencer em generosidade.
Mas é preciso lembrar que a semente não dá fruto de um dia para o outro; da semeadura à colheita existe um espaço onde muitas coisas podem acontecer, e nós podemos colaborar para que sejam coisas boas. E isso exige atitude concreta, e o amor, embora seja também expresso por palavras, é semeado, alimentado e fortalecido por gestos concretos.
Embora nossa vida esteja inteiramente nas mãos de Deus, é certo que Ele deseja que façamos nossa parte. Vemos isso em muitas passagens do evangelho, onde, mesmo sendo explicita a necessidade da pessoa que o procurava, Ele sempre envolvia a pessoa na cura que pretendia realizar. Foi assim, por exemplo, com os dez leprosos na Galileia (Lucas 17,11-19), Jesus não tocou neles e, aparentemente, não fez grandes coisas para que se sentissem melhor. Mas os enviou para que fossem mostrar-se aos sacerdotes, uma coisa que, aliás, não fazia o menor sentido na ocasião, mas eles foram.
Mexa-se para o milagre acontecer
O interessante é que quem saiu de si e foi à luta fazer o que Jesus estava indicando sempre saiu lucrando. Os leprosos, por exemplo, foram totalmente restaurados quanto estavam a caminho, antes mesmo de chegaram até os sacerdotes. “E aconteceu que, enquanto estavam a caminho, ficaram limpos”.
Mas precisaram sair do lugar e colaborar com o milagre fazendo o que podiam. É preciso ter fé, mas também perspectiva de vida e colaborar com o movimento que a vida nos proporciona.
Leia mais:
.:Terço do amor
.:12 atitudes positivas para o Ano Novo
.:O segundo modo de regar o jardim da alma
.:O amor nos chama
Semeie amor para ter um belo jardim
Conte, acima de tudo, com a graça de Deus e comece a semear o amor. Sendo assim, quando, por algum motivo, precisar voltar, vai encontrar um campo florido e um ótimo acolhimento. Você pode escolher entre ficar parado vendo a vida passar ou cultivar o jardim que é a sua vida como um jardineiro atencioso que mantém sua terra livre de ervas daninhas, plantando nela apenas as sementes mais saudáveis para colher as flores mais bonitas e os frutos mais saborosos. Então, escolha semear amor e não tenha medo da colheita!
“Aquele que semeia pouco também pouco ceifará; e o que semeia com fartura com abundância ceifará.” (2 Coríntios 9,6)
Desejo a você boa semeadura e ótima colheita!