São muitos os discursos a respeito da modéstia, mas quem é ela afinal? Antes de tudo, a modéstia é uma virtude, ou seja, uma qualidade ou inclinação para o bem. Um hábito que, repetido várias vezes, vai fazer com que incorporemos uma característica boa, que vai nos fazer pessoas melhores. Nesse caso, a modéstia está muito ligada à virtude da castidade, que podemos traduzir em amor concreto encarnado, o qual nos faz sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro, tratando-o com todo respeito e dignidade que ele merece.
Modéstia é só sobre nossa vestimenta?
Nesse sentido, vestirmo-nos com pudor e dar dignidade ao próprio corpo é parte da modéstia, mas não é tudo. Também o tom de voz com que costumamos falar, o volume das risadas que damos em ambientes públicos, o tipo de linguagem que costumamos usar – se é carregado de gírias e palavrões por exemplo –, a capacidade que temos de expor nossa opinião mesmo que seja contrária à opinião de outros, sem ferir ninguém com nossos argumentos, e uma série de outras expressões do nosso comportamento que vão além da nossa vestimenta, revelam a modéstia ou a ausência dela em nossa vida.
Leia mais:
.:A presença da mulher deixa o mundo em perfeita harmonia
.:Castidade leve e livre
.:Existe cura para a carência afetiva e autorrejeição?
.:Você é insaciável. O que isso quer dizer?
São Tomás de Aquino afirma que a modéstia é o ápice da perfeição nos movimentos afetivos, cujo resultado é que todas as ações exteriores convenham ao decoro da pessoa e se acomodem às suas circunstâncias, estado e situação, de forma que nada destoe, senão que resplandeça em tudo a mais perfeita harmonia.
Em outras palavras, a modéstia vai além de uma simples forma de vestir, mesmo que a vestimenta seja uma das suas expressões. Ela deve, antes de tudo, fazer ressonância com a vivência das virtudes encarnadas na vida da pessoa, e isso vai muito além da moda. Acredito que se nosso coração estiver centrado em Deus, e portanto ordenado para o amor, todos os nossos atos, inclusive a maneira como nos vestimos e nos relacionamos conosco e com os outros, irão expressar modéstia com ternura e beleza. Até porque Deus é assim, simples, terno e belo!