Maria Madalena nos mostra que precisamos ir ao encontro do Senhor mesmo acreditando que Ele está morto
“Mulher, por que choras?” é a pergunta que Jesus faz a Maria Madalena quando a encontra na porta do sepulcro. Mais uma vez, o Senhor demonstra todo o amor que tinha por ela. Ele se compadece ao ver que Maria chorava e a quer consolar.
Podemos observar que Maria Madalena foi cedo ao túmulo para embalsamar o corpo do Cristo, porém, encontra o túmulo vazio. Imagino que, naquela hora, o chão lhe tenha saído dos pés e o desespero lhe tenha tomado o coração. Ninguém a havia amado como Jesus. Já havia sido uma dor enorme perdê-lo morrendo numa cruz, mas agora não ter o direito nem de embalsamar-lhe o corpo!
Maria esperava encontrá-Lo morto
Ainda que Jesus tivesse dito sobre Sua Ressurreição, e acredito que Madalena a esperasse, naquele dia ela havia ido cedo ao sepulcro já conformada em encontrá-Lo morto, porém foi surpreendida. A primeira vista não era bem uma surpresa, mas um susto! “Roubaram o corpo!”
O Senhor não a surpreende simplesmente, Ele lhe dá o privilégio de ser a primeira a vê-Lo ressuscitado! Note a preocupação de Jesus em lhe consolar: “Mulher, por que choras?”. Inicialmente, Ele a chama de mulher como todos os outros a chamavam, porém, quando Ele se refere a ela uma segunda vez dizendo: “Maria”, ela o reconhece imediatamente! O consolo daquele coração era estar com seu Senhor.
Por que Maria O reconhece?
Maria de Magdala era chamada “quarteleira” por se prostituir nos quartéis daquela região. Era considerada uma qualquer, sem valor para si e para todos aqueles homens que só se aproveitavam dela. Ela só sabia buscar amor onde não podia encontrar.
Foi ao encontrar Jesus, ainda quando estava possuída por sete demônios, que Maria Madalena encontrou o amor que tanto buscava. No encontro com Cristo, encontrou a si mesma e recebeu de volta a dignidade de filha de Deus. Quando Jesus ressuscita e a chama pelo nome, ela logo O reconhece, pois só Ele a chamava assim.
Leia mais:
::O significado da Procissão do Encontro na Semana Santa
::A importância do Domingo de Ramos
::A penitência e a oração são fontes de conversão?
::Confira 15 dicas para viver bem o tempo de Quaresma
Encontrar o Senhor mesmo acreditando que Ele está morto
Quantas vezes acontece como com Maria Madalena: você passa pela dor da perda, do desencontro, do desconsolo na alma, e já gastou todas as fichas de fé e esperança! Ainda assim você é chamado a ir ao encontro do Senhor, ainda que acredite que Ele esteja morto, que não o escute ou que se esqueceu de você. Haverá um momento em que o Senhor lhe perguntará: “Homem, por que choras?”; “Mulher, por que choras?”. E Ele virá ao seu socorro!
Deus pode surpreendê-lo a qualquer instante. Talvez você já tenha se conformado com sua situação, saia do seu conforto, vá ao encontro de Jesus mesmo que chorando, ainda que com sua esperança morta, não fique parado vá ao encontro do Senhor.
Rogéria Nair, missionária da Comunidade Canção Nova