Minha devoção a Santa Teresinha começou na adolescência. Encontrei-a na imagem da “Santa das Rosas” estampada na capa de um livro. Fiquei curiosa e quis conhecê-la. Minha mãe, que sempre foi devota de Santa Teresinha, aproveitou-se do meu interesse para cultivar em mim a mesma devoção.
7º dia da Novena a Santa Teresinha
Não sei ao certo qual foi a primeira vez que fiz a Novena das Rosas, mas creio que tenha sido uma das vezes que precisei renovar minha bolsa de estudos do colégio. A renovação acontecia todo fim de ano, e eu me lembro de ter feito a novena pedindo essa graça por vários anos seguidos. Todo fim de ano, minha Novena das Rosas era dedicada ao mesmo pedido: que minha bolsa de estudos fosse renovada e eu pudesse continuar estudando no colégio onde estudava desde a 4ª série.
Em uma das vezes que fiz a novena, lembro-me de que ganhei de presente o valor da rematrícula junto com uma rosa. Nem preciso dizer que meu pedido foi atendido. Ela me ouviu todas as vezes! Permaneci como bolsista nesse colégio até terminar meus estudos, e sou grata a Teresa de Lisieux por isso.
Essa graça narrada é uma das que já recebi pela Novena das Rosas, a que mais me marcou. Era um pedido de menina, que, à primeira vista, não aparentava ser uma grande graça, mas era o que eu tinha de mais precioso naquele tempo. Teresinha não só dava importância ao meu pedido, como auxiliava para que ele fosse atendido por Deus.
Uma relação de amizade: Santa Teresinha é minha amiga do Céu
É lindo contemplar o auxílio do Céu por intercessão de Santa Teresinha. Creio que a devoção a ela, diga justamente isto: simplicidade, humildade e abandono em Deus, a começar pelas pequenas coisas. Hoje, tenho com Santa Teresinha uma relação de amizade, peço a ajuda dela em várias coisas, principalmente em decisões difíceis.
Mesmo quando não faço a novena, converso com ela em oração; converso com minha amiga do Céu e peço o seu auxílio. Ela sempre nos envia sua “chuva de rosas” e nos dá sinais de sua intercessão. E a graça que mais peço a ela é a de conseguir dar passos de santidade.
Gosto de uma frase da Novena das Rosas, que vem logo após a parte em que fazemos o pedido: “Se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma”. Essa frase me diz muito, de nada adianta termos todos nossos pedidos atendidos se não salvarmos a nossa alma.
Por isso, ao fazer a novena, pedimos a Deus uma graça por intercessão de Santa Teresinha, mas aceitamos a condição de só recebê-la se essa estiver em conformidade com a vontade d’Ele para nós. Ouso afirmar que a Novena das Rosas não só é uma poderosa oração, como também um exercício de santidade. Santa Teresinha nos ensina a “esperar tudo do bom Deus”.
Rebeca Maria Teles