TRABALHO NO EXTERIOR

Como é trabalhar no exterior?

Jovens brasileiros relatam como é trabalhar no exterior

Enfrentar desafios e desfrutar das conquistas adquiridas ao sair da zona de conforto são algumas das muitas possibilidades para quem escolhe trabalhar no exterior; e essas escolhas exigem determinação e algum sacrifício. Deixar pai, mãe e amigos é preciso para quem decide viver e trabalhar em um país de primeiro mundo.

Como é trabalhar no exterior Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Dyego de Oliveira Soares, 27 anos, mora em Berna, capital da Suíça, e trabalha em uma organização internacional, onde é presidente de uma equipe formada apenas por estrangeiros.

Clarissa Amaral, 29, mora em Roma, capital da Itália, onde trabalha com contabilidade no período da manhã e meios de comunicação na parte da tarde.

Conhecidos pela coragem de se aventurar em busca do novo, o número de brasileiros que migram para o exterior a trabalho tem aumentado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, estima-se que cerca de 2,5 milhões de brasileiros vivem, hoje, fora do país a trabalho.

A mão de obra brasileira é valorizada no exterior e há espaço para todos os que desejam viver essa experiência. Michele Netto, representante de uma agência de Intercâmbio e Turismo, em entrevista ao Portal Canção Nova explica: “Os intercâmbios de trabalho, hoje, são muito procurados. São países, cada um com a sua regra, que permitem às pessoas estudar o idioma e trabalhar. A pessoa vai estudar meio período e, no outro período, o Governo permite que o estudante trabalhe.”

Conheça programas de intercâmbio de trabalho

O work and travel é um programa de trabalho remunerado nos Estados Unidos, exclusivo para jovens universitários. Realizado de dezembro a março, não é necessário trancar o semestre da Universidade. Você terá a oportunidade de praticar e aperfeiçoar o inglês, conhecer melhor a cultura americana, enriquecer o currículo e ainda ganhar com isso. Participe e tenha a experiência de sua vida!

Leia mais:

Fui para fora. E agora?

O work and study é um programa que combina estudo com trabalho. Pode ser estudo do idioma do país de destino ou ainda um curso de aprimoramento profissional. Os países que permitem que estudantes desses cursos trabalhem são: África do Sul, Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. Cada destino tem regras e requisitos diferentes. Consulte a Travelmate mais próxima para saber mais.

O work and France é um programa de intercâmbio de trabalho remunerado na França, nas férias de verão da faculdade. Você trabalha por até três meses em uma empresa francesa, geralmente em setores como Hospitalidade, Alimentação e Turismo. O melhor da cultura europeia em um programa exclusivo para universitários.

O fim do ano se aproxima e com ele o estabelecimento de novas metas e sonhos a serem conquistados. Que tal planejar e sonhar em fazer uma experiência de trabalho além Brasil?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.