Papa Francisco

Eduque seus filhos bem alicerçados em valores

Reflita alguns ensinamentos do Papa Francisco para a educação dos filhos

“… a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha” (Mt 7,25)

Quando o Papa Francisco esteve no Brasil, em 2012, ele usou uma expressão bem conhecida por nós: “Os filhos são a menina dos nossos olhos”. O ditado popular aplica aos filhos a imagem da pupila dos olhos, considerada janela por onde a luz entra e possibilita a visão.

Eduque seus filhos bem alicerçados em valores (1)
Karina Silva/cancaonova.com

Fazemos tudo o que podemos para que nossos filhos cresçam alicerçados sobre uma base sólida, onde sejam capazes de construir a vida. É nossa responsabilidade garantir a eles segurança e educação, para que se tornem aquilo que podem ser. Buscamos transmitir valores duradouros, para que vivam a vida como ela merece ser vivida. Dessa maneira, garantiremos a eles um horizonte que corresponda à sede de felicidade autêntica, suscitando neles a criatividade do bem.

“…estava construída sobre a rocha” (Mt 7,26)

“O que vai ser de nós se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente?”, continua o Santo Padre. Essas perguntas nos provocam sobre a formação que estamos oferecendo aos nossos filhos. Que valores estamos transmitindo a eles? Será que uma chuva passageira vai desfazer o que ensinamos? Os ventos contrários podem abalar nossos filhos? Proximidade, doçura e firmeza oferecidos em doses equilibradas permitem a transmissão da sabedoria.

Proximidade

Seja próximo dos filhos em seu crescimento: “Quando brincam e quando se empenham, quando estão despreocupados e quando estão angustiados, quando se exprimem e quando ficam em silêncio, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando reencontram o caminho; pai presente, sempre”, ensina o Papa Francisco. Proporcionar que o filho sinta um afeto profundo e discreto é o que marca a proximidade dos pais. Talvez o filho não reconheça essa proximidade na adolescência e no início da juventude, mas, como o passar dos anos, o afeto que recebeu se tornará evidente em seus comportamentos e sentimentos.

Eduque seus filhos bem alicerçados em valores (6)Karina Silva/cancaonova.com

Doçura

É preciso encontrar as palavras certas para se fazer entender e aliviar o peso de inevitáveis incompreensões. Em certos casos, pai e mãe recorrem à sabedoria do coração para vigiar sobre os excessos de sentimento.

Firmeza

Muitas vezes, os pais precisam ensinar coisas que nem mesmo sabem, corrigir erros que os filhos não percebem. Acostumados com cumplicidade e proteção, nem sempre haverá compreensão dos filhos quando houver a necessidade de uma postura mais rigorosa e firme. Diante de um erro cometido, os pais deve corrigir os filhos com firmeza. Porém, é sabedoria saber perdoá-los de coração. “O pai que sabe corrigir sem degradar é o mesmo que sabe proteger sem se economizar. Uma vez ouvi um pai dizer: ‘Algumas vezes, preciso bater um pouco nos filhos, mas nunca no rosto, para não os degradar’. Que bonito! Tem sentido de dignidade. Deve punir, faz isso de modo justo, e segue adiante”, explica Francisco.

Eduque seus filhos bem alicerçados em valores (5)
Karina Silva/cancaonova.com

Exemplo de amor

Antes de aprender falar, os filhos prestam atenção em tudo. É muito importante que eles vejam e percebam que o pai e mãe são apaixonados um pelo outro. “Que seja próximo à mulher, para partilhar tudo, alegrias e dores, cansaços e esperanças”.

Brinque

Uma das coisas que dou prioridade no dia a dia é brincar com meu menino. Aliás, a brincadeira é uma das mais importantes maneiras de possibilitar aos pequenos, que ainda não têm o domínio da linguagem, expressar seus sentimentos. Portanto, brincar é a linguagem das crianças, principalmente das pequenas. Na infância, o tempo livre que as crianças têm para brincar é muito mais importante do que as atividades acadêmicas. O valor de uma brincadeira não deve ser subestimado. Brincar é tão importante no desenvolvimento infantil, que é garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 13 de julho de 1990. Brincar é saudável, reduz o estresse e o risco de obesidade, desenvolve habilidades cognitivas, físicas e sociais.

Eduque seus filhos bem alicerçados em valores (4)Karina Silva/cancaonova.com

Não seja controlador

Ser presente não é o mesmo que ser controlador. “Porque os pais muito controladores anulam os filhos, não os deixam crescer”, exorta Francisco. Assim como na Parábola do “Pai Misericordioso” (cfr Lc 15,11-32), os pais devem ser pacientes. “Tantas vezes não há outra coisa a fazer se não esperar, rezar e esperar com paciência, doçura, magnanimidade e misericórdia”, ensina o Papa. É necessário dar espaço para que a nova geração realize a missão que só cabe a ela.

Importância dos irmãos

“E o fato de ter irmãos e irmãs é bom para você: os filhos e filhas de uma numerosa família são mais capazes de comunhão fraterna desde a infância. Em um mundo, muitas vezes, marcado pelo egoísmo, a família numerosa é uma escola de solidariedade e partilha; e essas atitudes são, portanto, para o benefício de toda a sociedade. Obviamente, a família para viver esta sua vocação deve contar não só na ‘aldeia’ de seus amigos, mas com o apoio efetivo de políticas familiares e com a proximidade da comunidade eclesial”, diz o Papa Francisco.

Eduque seus filhos bem alicerçados em valores (2)Karina Silva/cancaonova.com

Abertura aos outros

O clima de educação familiar aberta aos outros se torna uma grande escola de liberdade e paz. Na família, aprendemos com nossos irmãos como devemos viver na sociedade. “Talvez nem sempre sejamos conscientes disso, mas é justamente a família que introduz a fraternidade no mundo. A partir dessa primeira experiência de fraternidade, alimentada pelos afetos e pela educação familiar, o estilo de fraternidade se irradia como uma promessa sobre toda a sociedade e sobre relações entre os povos”, enfatiza o Santo Padre.

Que herança vou deixar?

Para o pleno desenvolvimento das crianças, devemos “tutelar as condições materiais e imateriais”. O pai que “reconhece ter transmitido ao filho um coração sábio” sente-se realizado. Realização não se alcança quando o pai repete no filho as coisas que ele diz e faz, mas quando é capaz de transmitir sabedoria. “Filho meu, se o teu coração for sábio, também o meu será cheio de alegria. Exultarei dentro de mim, quando os teus lábios disserem palavras retas”, ensina a Palavra de Deus (cfr. Pv 23,15-16). Muitos se preocupam se deixarão uma boa herança. Papa Francisco afirma que um dos melhores patrimônios que se pode oferecer ao filho é a “atitude de sentir e agir, de falar e julgar com sabedoria e retidão”, despertando neles “as melhores potencialidades, para que sejam sujeitos do próprio amanhã e corresponsáveis do destino de todos”.

Leia mais:
.: Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças
.: Conselhos do Papa Francisco para educação dos filhos
.: Eduque seus filhos com valores
.: Como educar crianças como crianças

papa francisco as familias

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.