Fidelidade

Sete passos para ser fiel e crescer na vida de oração

É cada vez mais comum (por incrível que pareça) as pessoas do nosso tempo buscarem alguma forma para entrarem em contato com o “ser superior” (como alguns o chamam). Esse “Ser Superior”— para os cristãos e para a maioria da humanidade—, chama-se Deus. E Ele traz um profundo desejo de estar cada vez mais próximo de nós, de conversar conosco; e um dos meios mais comuns para entrarmos em contato com o Senhor chama-se “oração”. Porém, a maioria das pessoas sentem muita dificuldade para ser fiel a vida de oração e costumam dizer:

  1. “Não sei o que é isso direito”;
    2. “Não sei como começar isso”;
    3. “Até sei começar, mas logo paro de rezar (orar)” [inconstância];
    4. “Só rezo (oro) quando passo por dificuldades”;
    5. “Rezo (oro), sim, mas do meu jeito”;
    6. “Rezo (oro) sempre, em todo lugar (na maioria das vezes, uma desculpa de quem ainda não aprendeu a orar direito).
Sete passos para ser fiel e crescer na vida de oração

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Uma forma prática para crescer na vida de oração

Para tentar resolver alguns desses problemas, mais do que dar explicações teológicas sobre oração, vou mostrar-lhe uma forma muito fácil e prática para você aprender a orar, a ter constância na vida de oração, e a crescer no relacionamento com esse “Ser Superior”, a quem chamamos de Deus. Prepare-se, vamos aprender a “oração dos sete passos”.

1° Passo

Determine um lugar para orar, esse será o seu “cantinho de oração”. Nada daquela história de “oro no ônibus”, “no caminho para a escola” (…), claro  que você também pode fazer isso nesses momentos, mas Deus é Pai e não quer que você fique só com “lanchinhos”, entende? A oração pessoal deve ter lugar próprio, porque é refeição completa. Você precisa de um lugar onde as pessoas não o atrapalhem e nem o interrompam; busque um lugar que lhe proporcione intimidade. Existem muitas opções: uma capela (Igreja), um lugar mais afastado da casa, um quarto etc., sendo assim, descubra o seu lugar de oração.

2° Passo

Geralmente, estamos acostumados a orar (rezar) apenas quando sentimos vontade de orar (rezar), mas aprendi que “sem disciplina não há santidade”, e poderia dizer mais: “sem disciplina não há intimidade”, por isso existem dias em que você ora (reza) muito tempo e outros em que você não quer rezar (orar) nada, e diz: “estou sem vontade”, “estou cansado”, “com sono”, “foi muito corrido o dia”; e por aí vai. Então, você precisa determinar quanto tempo do seu dia vai dar para Deus.

Para alguns, talvez fique fácil entender assim: o tempo que damos ao Senhor é como um dízimo do tempo. Pense: quanto tempo você deu para a internet? Para a TV? Para os amigos? Para a família? Para o trabalho? E para Deus, quanto tempo você tem?

Uma dica: nunca comece com muito tempo, porque é como na academia, vá devagar no começo (10 minutos); depois, vá aumentando. Uma regra: o tempo sempre pode aumentar, mas nunca diminuir! O importante para Deus não é a quantidade, mas o amor com que você reza (ora); e não importa se está cansado ou coisa do tipo, o Senhor o aceita mesmo assim! Não tem desculpa. E aí? Quanto tempo vai dar para Deus? Ah! Escolha também o melhor horário do dia (manhã, tarde, noite ou madrugada).

Leia mais:
.: O que fazer quando perdemos a vontade de rezar?
.: Como devo reagir à oração não respondida?
.: Como iniciar uma vida de oração
.: Como construir uma vida de oração?

3° Passo

Rezar (orar) um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. O Pai-Nosso foi a oração que Jesus nos ensinou (cf. Mt 6, 9-13). Nela, vamos encontrar grandes ensinamentos que Ele nos deixou; e também a Ave-Maria, pois, quando recitamos essa oração, realizamos uma profecia bíblica, você sabia? Veja o que a Bíblia diz em Lucas 1,48: “(…) Sim, de agora em diante, todas as gerações me proclamarão bem-aventurada”. A maior proclamação que Ela é “bendita”; na verdade, é feita pelo próprio Deus, quando o Anjo Gabriel disse: “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!” (Lc 1,28). Recitar a Ave-Maria é fazer eco à voz de Deus no tempo que se chama hoje. Na segunda parte da oração – “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém” – todo mundo sabe que Ela é santa, e nós A chamamos, somente, de Mãe de Deus porque Jesus é Deus e, no fim, pedimos que interceda por nós, mais ou menos como muitas pessoas fazem, pedindo uns aos outros oração. Fique tranquilo, pode rezar (orar) sem medo.

4° Passo

Chegou a hora de louvar e, isso, significa agradecer. Nesse momento, você deve lembrar-se de tudo o que passou neste dia ou no dia anterior, ou até mesmo, lembranças que vierem à sua mente neste momento. Pode agradecer a Deus, fazer mais ou menos assim: “Senhor, eu Te louvo, porque hoje eu abri meus olhos e vi as nuvens no céu, elas estavam lindas. Senhor, eu Te louvo, porque hoje não me faltou o alimento, e porque sei que estás sempre ao meu lado. Eu Te louvo por tudo, por aquilo que foi bom e por aquilo que ainda não foi bom”.

5° Passo

Todo o mundo erra, não é verdade? Então, vamos pedir perdão ao Senhor por todas as coisas que fizemos e não foram muito legais. Um dia, li no Evangelho que Jesus chorava (cf. Lc 19,41), porque os pecados que aquelas pessoas cometiam não machucavam somente a si mesmas, mas também o coração de Deus.

Peçamos perdão, ao Senhor, pelas vezes em que erramos e fizemos aquilo que não deveríamos fazer. Você pode começar assim: “Senhor, perdoe-me. Hoje, eu menti, tive vergonha de assumir a verdade. Senhor, perdoe-me também quando fiquei com muita raiva daquela pessoa. Senhor, perdão”.

6° Passo

Agora é o mais fácil: chegou a hora de pedir, fazer a sua prece, seus pedidos. Uma dica: você pode começar pedindo pelos outros e deixar para o fim os seus pedidos pessoais. Quando fizer os seus pedidos, lembre-se disso: “A confiança que depositamos Nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, Ele nos atenderá” (I Jo 5,14).

7° Passo

Oração é diálogo, é conversa e, em uma conversa, sempre existe a hora de ouvir. E essa hora chegou! Talvez você pense: “Nossa, isso é muito difícil!”. Não é, não! Vou lhe mostrar: você tem Bíblia? Se não a tiver, compre uma. Se a perdeu, é bom encontrá-la. E se você estiver lendo este texto no computador é só procurar no Google por “Bíblia”. Se quiser há também uma versão no formato PDF.

Pegue sua Bíblia e leia uma parte qualquer; depois, faça silêncio e deixe ressoar dentro de você a “voz de Deus”. Viu como é fácil? Uma dica: se você está começando a ter contato com a Sagrada Escritura agora, então comece pelo Novo Testamento, porque é uma linguagem mais próxima da nossa, ou pelos Salmos, que também será um bom começo. Quando não entender alguma coisa, procure pessoas que realmente o ajudem e não aquelas pessoas que o deixe mais confuso.

Pronto! Agora você já pode ter uma vida de oração constante. Seja fiel!

Se marcou um lugar e uma hora, então você tem “um encontro com Deus”. Não falte. Tenha a certeza de que Ele não vai faltar. Não pare de caminhar. Orar com música também é muito bom.

São simples sete passos que o levarão para o Céu!

Padre Sóstenes Vieira
Comunidade Canção Nova

banner_espiritualidade

 


Padre Sostenes Vieira do Monte Chaves

Missionário e sacerdote da comunidade Canção Nova e atualmente mora na missão de Nazaré (Israel – Terra Santa)