Valor nutritivo

O leite traz benefícios para a saúde?

Geralmente, ouvimos diversos conceitos sobre o leite, os quais geram dúvidas sobre ser possível ou não o consumir

Quando Deus pede a Abraão para sair do Egito, a caminho da terra prometida, ele diz que a terra que receberão corre leite e mel (cf. Ex 3,8). Essa comparação nos mostra como essa terra seria valorosa, algo especial, pois o leite e o mel têm altos valores nutricionais.

1600x1200-Beneficios-do-leite

Portanto, vamos falar um pouco sobre o leite, que é um alimento de grande importância para nossa saúde desde a infância, quando é o principal alimento para o crescimento da criança e seu desenvolvimento. Fomos, desde então, criando o hábito de consumir esse produto.

Já ouvimos e lemos muitas coisas sobre o consumo de leite, mas o que ele pode trazer de benefício para nossa saúde, e qual cuidado e atenção devemos ter ao consumi-lo?

Antes de respondermos essas perguntas, é importante sabermos que o leite é um alimento de alto valor nutritivo, fonte de energia, proteína (contém o que chamamos de aminoácidos essenciais), gorduras, vitaminas ( B1, B2, A, D, E e K) e minerais (Cálcio, Fósforo e Magnésio).

Composição do leite:
água (87,30%), lactose (4,90%),
gordura (3,80%), proteínas (3,30%) e
minerais (0,72%)

Como todos esses nutrientes, o consumo do leite pode nos trazer vários benefícios, como algumas pesquisas científicas desenvolvidas pelo Departamento de Alimentação e Nutrição de Campinas têm nos demonstrado:

1. Anticancerígenas: em várias pesquisas, tem sido demonstrado que proteínas do soro do leite apresentam ação inibitória para diversos tipos de câncer (pesquisas feitas com animais);

2. Antimicrobiana: algumas proteínas do leite, como a lactoferrina e a lactoferricina inibem a proliferação e o crescimento de bactérias, bem como de leveduras, fungos e protozoários;

3. Imunidade: atua na formação da imunidade dos recém-nascidos por meio da ação das imunoglobulinas presente no leite;

4. Proteção do Sistema Cardiovascular: de acordo com pesquisas, as proteínas do leite podem também proteger o sistema circulatório e cardíaco, reduzindo os níveis de triglicérides e colesterol sanguíneo.

5. Benefício à atividade esportiva: as proteínas do leite possuem uma composição de aminoácidos que favorecem a síntese de proteínas musculares, o que auxilia bastante na prática de atividades físicas;

6. Outras: Possui elevado teor do aminoácido chamado triptofano, que, por sua vez, é precursor de serotonina e melatonina. Estes, por sua vez, provocam efeitos comportamentais no apetite, na saciedade, no humor, na percepção da dor e no ciclo de dormir e acordar.

Mesmo diante de tantos benefícios, é preciso saber que a lactose  açúcar presente no leite – é digerida com ajuda da enzima lactase, produzida pelo organismo de crianças. Nos humanos, a produção de lactase declina até a fase adulta, em muitos casos até o ponto em que a lactose não pode ser mais digerida, ocasionando o que conhecemos como ‘intolerância à lactose’. Essa doença provoca diarreia, vômitos, sensação de “estufamento” em decorrência da produção de gases, dores abdominais e de cabeça.

Outro problema que podemos encontrar é a alergia à proteína do leite, como a caseína por exemplo. A caseína possui a propriedade de ativar células que chamamos de mastoides, que, por sua vez, podem provocar uma resposta alérgica, pela produção de histamina. Por isso, pessoas que já têm tendências a desenvolver alergias, é orientado que se evite o consumo de leite.

Vale ressaltar, porém, que nem todas as pessoas desenvolvem esse problema com a lactose ou com a própria proteína do leite, por isso não é necessário se privar do seu consumo se não possui alguma dessas realidades, já que cada organismo reage de uma forma.

Fica então a dica: se você perceber alguma reação diferente no seu corpo quando ingerir o leite e seus derivados, procure um profissional da área para ajudá-lo e orientá-lo. Mas se não perceber nenhum efeito, vamos fazer uso de todos os nutrientes que o leite nos fornece e todos os benefícios que ele nos traz.

Deus os abençoe!


Cristiane Zandim

Cristiane Pereira Zandim nasceu em Brasília / DF. É missionária na comunidade Canção Nova desde 2011. Cursou Nutrição na Universidade Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.