Gerenciar o tempo

Por que ser pontual é tão difícil?

Tornar-se refém da falta de pontualidade prejudica sua imagem como pessoa e profissional

O ônibus perdido, a tarefa entregue incompleta, a respiração ofegante ao entrar numa sala após a reunião ter começado e todos voltarem os olhos para você, o atrasado. Exemplos básicos de situações que você já enfrentou ou já presenciou no dia a dia atribulado de sua vida.

Por que ser pontual é tão difícil - 1600x1200 2

Foto: Daniel Mafra / cancaonova.com

Uma das características da era tecnológica, na qual estamos inseridos, é a rapidez das ações. Os equipamentos, como celulares e computadores, proporcionam fáceis atividades de lazer, trabalho e relacionamento, mas, ao mesmo tempo, exigem um aumento de nossas capacidades para darmos conta de acompanhar os processos. Porém, o tempo é o mesmo, não aumenta. Temos mais tarefas dentro de um curto relógio.

Não dar conta dos compromissos com uma organização prévia gera atrasos, que caracterizam irresponsabilidade, falta de prioridade, desleixo entre outros. Por que é difícil chegar na hora marcada? Por que é difícil entregar as tarefas dentro do prazo?

Há quem diga ser uma ação contagiante ou que é de família. A rotina ou a quebra dela também contribuem para os retardamentos. Há também aqueles que culpam os fatores externos, nunca suas atitudes desordenadas. As desculpas variam desde o relógio que não tocou até a doença de seu animal de estimação.

Leia mais:
.: No trabalho, você reclama ou conversa?
.: Como combater o desânimo no ambiente de trabalho?
.: O equilíbrio para organizar as atividades do dia

Após sofrer com essas experiências destrutivas e colher frutos amargos de atitudes fora do prazo, resolvi ouvir conselhos de pessoas de sucesso, profissionais que auxiliam no gerenciamento de tempo e produtividade. Os resultados foram mudanças na rotina com excelentes retornos. Compartilho com vocês:

1) Anotar os compromissos do dia – o ato de escrever ajuda a memorizar.

2) Estabelecer prioridades dentro das atividades – saber a diferença entre o urgente e o importante.

3) Separar roupas, sapatos e acessórios no dia anterior – evita perdas de tempo desnecessárias.

4) Adiantar o relógio 10 minutos – não só o da casa, como o do celular também.

5) Sair de casa adiantado – o mais difícil de todos, porém, cumprindo os anteriores, é possível sim.

Chegar atrasado um dia pode parecer normal. Tornar-se refém da falta de pontualidade prejudica sua imagem como pessoa e profissional. Viva uma nova experiência e depois me conte os resultados.


Ioná Piva

Atualmente é professora da Faculdade Canção Nova (Jornalismo e Rádio e Televisão). Mestre  em Comunicação Social pela  linha de pesquisa  Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.