Planos de Deus

Onde está a vontade de Deus dentro de nós?

Muitas vezes, fazemos escolhas erradas e estas nos afastam dos planos de Deus

Eu acredito que Deus tem planos específicos para cada um de nós e nos conduz à realização de cada uma deles de acordo com a permissão que Lhe damos. No entanto, justamente porque somos livres, muitas vezes guiados por nossas emoções e desejos, fazemos escolhas erradas e nos desvíamos desses planos que nos levaria à felicidade. É por isso que, às vezes, sentimo-nos abatidos e, em alguns casos, perdemos até mesmo o sentido para viver. Constata-se, em nossos dias, que grande parte das doenças da alma, como a depressão por exemplo, estão ligadas à frustração e ao remorso, frutos de escolhas erradas feitas no passado, ou seja, o mau uso da liberdade.

A cultura do liberalismo insiste em continuar afirmando que não precisamos de Deus, nem mesmo da ajuda das pessoas que nos amam para vivermos plenamente. Ao contrário, faz-nos acreditar que podemos fazer o que queremos nesta vida, sem disciplina nem compromisso. Mas isso é injusto, pois, uma vez que fomos criados por Deus, de fato Ele é o único que sabe o que realmente vai nos fazer bem. Ignorar seus ensinamentos, neste caso, é como quem está em alto mar, orientado por uma bússola e usando mal a liberdade; então, resolve jogá-la fora para guiar-se sozinho. No início, pode até parecer divertido e libertador, mas, depois de um tempo, começa a perceber os perigos à sua volta e o medo da solidão lhe faz procurar, a todo custo, reencontrar o caminho para o porto seguro.

Compreendendo nas entrelinhas

Infelizmente, muitos estão vivendo essa busca. Eles jogaram a bússola fora em um momento de euforia; agora, afligidos pela solidão, acabam agarrando-se aos destroços de coisas e conceitos vazios que os fazem afundar ainda mais. Porém, a boa notícia é que a misericórdia de Deus entra nesse espaço de busca e oferece uma saída, pois Deus jamais desiste de nos estender a mão e nos orientar para seu plano de amor e felicidade. Ou seja, para a sua vontade a nosso respeito! Creio que essa intervenção de Deus se revela sutilmente nas entrelinhas dos acontecimentos, por isso é preciso saber interpretá-la com humildade e docilidade. Não podemos insistir em dizer para Deus o que queremos, sem antes percebermos o que Ele realmente quer para nós. O problema é que lidamos o tempo inteiro com o nosso querer e o querer de Deus; às vezes, estamos de comum acordo e isso é maravilhoso, mas nem sempre é assim. Quando percebemos que nosso querer não traz paz e tudo indica que Deus nos reserva o contrário do que desejávamos, precisamos ter a firme decisão de viver o abandono e optarmos pela vontade d’Ele, pois aí mora nossa felicidade. Isso é fácil? Claro que não! Aliás, é muito difícil. Nossa natureza parece até ranger por dentro sem querer se dobrar, mas a vida prova que é a melhor opção. Em todo caso, é importante também lembrar que submissão à vontade de Deus é diferente de comodismo e falta de ideal. Estar aberto à vontade d’Ele é ter a coragem de sonhar, fazer planos e lutar por eles, mas dando a Deus a liberdade para mudá-los caso seja esse o Seu querer.

Leia mais:
.: Sonhos e planos de Deus para uma mulher
.: Será que estou fazendo a vontade de Deus?
.: Como faço para ouvi a Deus?
.: Fomos todos feitos para a felicidade

Quer mesmo descobrir onde está a vontade de Deus? Procure ser dócil aos seus ensinamentos, faça somente o bem e confie no infinito amor d’Ele por você. Se você for fiel, certamente Deus não vai desampará-lo, pois à medida que você se aproxima d’Ele, numa vida comprometida com a oração e a prática da caridade, mais confiança adquire e mais cresce no amor. Sendo assim, já não terá medo do que vier a acontecer no próximo instante, porque, seja o que for, será de acordo com o querer de Deus e o melhor meio que Ele escolheu para sua felicidade!

por_onde_andam_seus_sonhos


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às terças-feiras, está à frente do programa “De mãos unidas”, que apresenta às 21h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000. Recentemente, a missionária lançou o livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.