Deus, no ato da criação, fez o homem a Sua imagem e semelhança, tornando-o participante da Sua eterna troca de amor, dando ao homem a capacidade de estabelecer e manter com Ele, com os irmãos e com toda a criação, um relacionamento de amor.
Só o homem é capaz de conhecer e amar seu Criador. Ele nos fez únicos, e por cada um Ele demonstra o Seu cuidado de forma particular. Criados no amor, somos chamados também a representar esse mesmo amor d’Ele no mundo, correspondendo ao chamado específico que Ele nos faz.
A vocação é um chamado de amor
Este chamado é a Vocação! Chamado dirigido a toda pessoa humana em vista da realização de uma missão, que tem como finalidade a realização plena do homem, a ser mais do que é, atingir sua perfeição de criatura, que é a Santidade. Você pode ser chamado a corresponder à vontade de Deus através de um chamado específico, sacerdócio, matrimônio, celibato. O meu chamado foi para a Vocação religiosa, fui escolhida a me consagrar totalmente a Deus. Por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade, seguindo e servindo a Cristo por meio de uma comunidade através de um carisma específico.
Na Igreja, existem diversos carismas e, de uma regra de vida inspirada pelo Espírito Santo, expressam um estilo de vida para viver a Vontade do Senhor; cada carisma tem a missão de ajudar a Igreja segundo as suas necessidades. Por exemplo: Uma tem a missão de ajudar pobres; outra, doentes, crianças, jovens na evangelização. Nas comunidades religiosas, existem diferentes ordens e espiritualidades, como eremitas, clausuras, apostólicas. Assim representada por hábitos diferentes, cores diferentes, as quais, geralmente, vão estar ligadas à espiritualidade das ordens. A vivência fraterna tem também sua importância dentro da comunidade religiosa, assim como o tempo dedicado à vida de oração e missão, ou seja, o apostolado.
Para descobrir qual é a sua vocação, primeiro precisa rezar, escutar a Deus, procurar um sacerdote que possa ajudá-lo na direção espiritual e discernir.
Deus chama cada um e espera de nós uma resposta para continuar Seu plano de amor no mundo.
Leia mais:
.:A importância da vida consagrada
.:Mês das vocações: sou chamado à vocação religiosa?
.:A vida consagrada é um grande sinal do céu
.:A intimidade com Deus alimenta a vida religiosa?
Jesus me chamou para a vida religiosa!
Aos meus 14 anos, tive uma experiência forte com Jesus em um retiro de carnaval, que me fez perceber o quanto Ele me amava. A partir desse encontro, comecei a rezar o rosário. Por meio de Nossa Senhora, descobri que Jesus me chamava a uma vocação específica: a vida religiosa. Então, comecei a buscar o carisma que mais me atraía. Entrei para vida consagrada no ano 2000, jubileu da Porta Santa.
Nessa entrega, professei os conselhos evangélicos, vivendo a pobreza, a castidade e a obediência. Fui me entregando cada vez mais a Jesus, aos Irmãos a serviço da Igreja. Com 23 anos e oito meses de vida religiosa, posso dizer que foi a melhor decisão da minha vida! Ter Jesus como meu esposo, amigo fiel. Ele me escolheu, eu O escolhi e O agradeço todos os dias por isso.
Para você que ainda não se encontrou em sua vocação, vale a pena descobrir o sonho de Deus para você. Porque é na realização plena desse sonho que você será verdadeiramente feliz!
Irmã Adriana- Servas de Nossa Senhora da Alegria