Um Diálogo com Jesus
A Postura da Adoração
Não é obrigatório. Contudo, o momento da comunhão é o mais importante, pois nele se recebe o próprio Deus no corpo e na alma. Sendo um momento de adoração, a expressão física mais propícia é a de se ajoelhar ou se prostrar. Portanto, essa é considerada a melhor maneira de receber a Eucaristia.
Quando Ajoelhar-se Não é Possível
Evidentemente, nem todas as pessoas têm condições de se ajoelhar. Pessoas com alguma enfermidade ou os mais idosos podem, portanto, ficar sentados ou de pé. Isso não é uma ofensa a Deus, de forma alguma, desde que a pessoa realize sua ação de graças.
As Etapas da Ação de Graças
O mais importante ao comungar é a Ação de Graças. Mas em que ela consiste? Consiste em adorar a Jesus presente no coração; em agradecer por todas as graças, bênçãos e dons recebidos; em interceder por si mesmo, pela família, pela Igreja, pelos doentes e pela paz no mundo; e, por fim, em fazer um ato de reparação, pedindo perdão pelos próprios pecados e pelos do mundo inteiro.
A Prioridade: A Conversa Interior
Essa conversa com Jesus é o mais importante. O que não se deve fazer é comungar e retirar-se imediatamente, sem refletir. Portanto, pode-se permanecer sentado ou de pé, se necessário, contanto que se faça a ação de graças.