Coração

Término de namoro: como a mulher reage?

Homem e mulher reagem de forma diferente ao término de um relacionamento. Hoje, falaremos de como a mulher se comporta

Você não esperava, mas seu namorado terminou o relacionamento. De fato, havia alguns ajustes a se fazer. Mas que casal não os tem? Então, você pensa: “Ainda tínhamos esperança! Não era para tanto!”. Essa decisão de rompimento lhe parece um absurdo, pois, apesar de ter demonstrado insatisfação em algumas coisas, ele não deu sinais de que, para ele, o namoro estava assim “tão desgastado”. No entanto, aconteceu, e você precisa lidar com a situação.

Os 4 estagios que a mulher vive com o termino do relacionamento -940x500

Talvez haja encontros casuais, em que ele parecerá estar bem ao lado dos amigos; mudanças no status de relacionamento das mídias sociais dele e as suas amigas lhe perguntando ‘o que aconteceu’, serão situações difíceis, que farão com que seu coração pareça sangrar.

Para você se preparar melhor para este tempo de “vacas magras”, aqui vão algumas dicas de como você vai viver essa fase, como vai trabalhar melhor suas emoções e no que deve acreditar para não se desiludir totalmente. Com certeza, algumas pessoas pensam e reagem diferente, mas, geralmente, acontece assim:

1º Estágio: Decepção com o ex-namorado e sentimento de que você é a culpada pelo término (ou, pelo menos, que tem uma parcela de culpa).

Entenda essa decepção com o fato de que você ainda o ama, mas, em seu coração, se quebrou, se danificou aquela força de vontade de fazê-lo feliz. Sei que seus sonhos e planos foram por água abaixo junto com ele, mas tenha calma, porque isso vai passar. Agora, só o tempo vai amenizar sua dor. Enquanto isso, tente não se encontrar muito com ele ou, pelo menos, não se demore na presença de seu “ex”. Evite saber o que ele está fazendo; caso contrário, isso só aumentará seu sofrimento.

Quanto ao sentimento de culpa, ele é inevitável. Independe se realmente foi você que vacilou, se deveria ter feito alguma coisa a mais e não fez, se foi boba etc., o importante é não se fixar no que poderia ter sido, mas saber que você tem uma vida pela frente. Mesmo sem forças, reaja.

2º Estágio: Tentar entender por que ele terminou.

Passado um tempo (não muito), algumas mulheres vão tirar satisfação com o ex-namorado, depois de semanas ou meses do rompimento. Pode ser também que vivam esta fase junto com a primeira. Isso porque a pergunta que fica “rondando” o cérebro feminino é: “Por quê?”. E por mais que ele tenha explicado (ou inventado alguma desculpa) quando terminou, nenhuma resposta vai saciar seu coração, pois assim como não existe motivo concreto para o amor começar, também não existe para acabar. Simplesmente aceite que ele é livre e quis assim. Portanto, busque ter outros pensamentos e tente se distrair. Novidades ao seu redor e em você são bem-vindas e vão lhe fazer bem.

3ª Etapa: Medo de se envolver em outro relacionamento.

Nessa etapa, você já estará um pouco mais resolvida, mas terá pensamentos como: “Será que terei uma outra pessoa em minha vida?” ou “Num próximo relacionamento, será que vou me decepcionar novamente?”. Saiba que esses pensamentos são naturais nas mulheres.

Um dos atributos que a mulher busca no homem é a segurança. Quando ele rompe o relacionamento, é normal que você associe: homem = insegurança. E, então, leve em consideração esse risco ao se envolver novamente. É natural esse caminhar à frente com medo, mas sem deixar que este a trave a ponto de não conseguir se aproximar de alguém.

Assim como para aprender a andar devemos dar passos, para alcançar essa cura interior é preciso lançar-se em novas amizades e conhecer outras pessoas até se apaixonar novamente e decidir arriscar-se em outro namoro. Só não comece um novo compromisso ainda gostando do “ex”, porque não a fará esquecê-lo; pelo contrário, por melhor que seja o novo namorado, você vai compará-lo e inferiorizá-lo em relação a quem ama.

4º Estágio: Perdão e fechamento de processo.

Nesta fase, você já voltou a sorrir e consegue até encontrar o ex-namorado sem nada de ruim no coração, mesmo que ele esteja acompanhado. Até pensa “aprendi a ser melhor depois dele”.

Um namoro sempre será algo que poderá dar certo ou não. Só não podemos nos lamentar de nunca termos tentado. “A esperança nunca decepciona.” (Rm 5, 5)

Saiba como o homem reage 

Leia mais:

:: Namorar uma pessoa mais velha dá certo?
:: Que tal abrir-se ao amor?
:: Quer viver um grande amor?
:: Visite a categoria Namoro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.