O ditado que diz que o amor é cego é verdadeiro, ou melhor, a paixão é cega. Você, com certeza, já deve ter visto um casal de namorados que, movidos pela paixão, dizem ser feitos um para o outro, ignorando assim as várias diferenças que existem entre eles e a lógica do relacionamento, só por estarem movidos por sentimentos e pela comodidade da relação; à sua volta, todos veem que aquele relacionamento não dará certo por vários motivos, mas só o casal de namorados não consegue enxergar.
É claro que temos sentimentos e eles são importantes, mas não são suficientes para sustentar um relacionamento, porque também o fogo da paixão que aquece e incendeia esses sentimentos irá passar. Então, se a sua decisão de quem namorar não tiver nascido de uma escolha livre e consciente, você poderá ter muitos problemas.
Todo relacionamento tem momentos difíceis?
O objetivo do namoro é essa escolha da pessoa com quem você irá se casar e viver por toda a vida, construindo uma família. O que irá te sustentar no projeto de manter e fazer crescer essa família é o fato de sua escolha ter sido bem feita, de forma livre e inteligente, pois todo relacionamento passa por momentos difíceis, e vocês também irão passar. Mas, se sua decisão foi bem feita, aliada à graça de Deus, você terá têmpera e determinação para caminhar até o fim e ir crescendo dia após dia no que, de fato, é a vivência do amor e da família. Diferentemente de quem não teve lucidez na escolha, e que, diante do primeiro problema, decide terminar, por ter construído um relacionamento frágil e débil sobre a areia.
E, por tudo isso, para que essa escolha seja acertada, é preciso aconselhar-se bem, para não correr o risco de que seus olhos estejam embaçados e você não veja a realidade, e construa sua vida sobre o alicerce só dos sentimentos e não da razão. É claro que aqui não estou me referindo a você encontrar a pessoa perfeita, porque ela não existe – só Deus é perfeito. Não é o caso também de encontrar uma pessoa que já esteja pronta, pois, se for esperar alguém assim, você não se casará nunca.
Leia mais:
.: Como melhorar o relacionamento familiar?
.: A comunicação eficaz num relacionamento
.: Como saber se vivo um namoro abusivo?
.: Como o celular pode desconectar o seu relacionamento
Conselhos e discernimento
Mas o bom conselho de uma pessoa virtuosa irá te ajudar nesse processo de escolha. Não é que você irá entregar totalmente a direção da sua vida na mão dos outros, não. Mas também você não precisa tomar essa decisão tão importante e séria da sua vida sozinho.
Você pode procurar pessoas virtuosas que possam te aconselhar, se possível, antes mesmo de começar um namoro, o que seria ótimo e prudente.
Elas irão te ajudar a discernir melhor a sua escolha e te levar a ver algo que, talvez, você não esteja vendo, amadurecendo sua decisão. Procure entre seus amigos aqueles que são mais experientes e sábios, que têm uma vida de santidade, que são tementes a Deus; um sacerdote, um diretor espiritual, seus pais ou alguém da família, se não estiverem envolvidos afetivamente com aquela pessoa. Enfim, pessoas sábias que possam te aconselhar e dizer o que pensam dessa escolha que você está fazendo.
Trecho extraído do livro “Namoro – Em busca do verdadeiro amor”, de Leandro Gavioli.